Prefeitura tem 36 projetos para o turismo em Manaus

Lei de apoio à cultura, prêmios e turismo sustentável entre outros projetos serão executados

Começam as avaliações para construção do Mirante e Largo da Ilha

O Comitê de Gestão Estratégica Municipal (CGE) da Prefeitura de Manaus, avaliou esta semana 36 projetos e ações para serem executados até o ano de 2024. Desenvolvidos pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), os projetos foram atualizados e vão levar cerca de 60% dos recursos da fundação previstos para 2022.
Veja quais são os principais projetos e ações previstas para 2021-2024.

Projetos administrativos

Gerenciamento do patrimônio histórico e cultural; implantação, manutenção e gestão de equipamentos culturais; reconhecimento, mensuração e evidenciação dos bens do patrimônio cultural.

Ações previstas em lei

Implantar lei de incentivo à cultura; conexões culturais/Editais Prêmios; Festival Folclórico nas Comunidades; promoção e realização do aniversário de Manaus; promoção e realização do réveillon da cidade de Manaus; Manaus: Turismo Sustentável e de Base Comunitária.

Projetos estratégico/investimento

Aplicativo de serviços; capacitação turística (Qualifica TUR); Arte por toda parte; Cadastra Artista Manauara; Café com cultura; Cine Curumim Itinerante; Divulga Manaus; Farol do Conhecimento; Festival Multicultural de Artes Integradas; Memória Manaus; Mostra Indígena; Programa de Formação Artístico Cultural – Promfac; realização de oficinas artísticas; Sistema Municipal de Bibliotecas – SMB; Catamarã Turístico; Conheça Manaus / Sou Manaus; Manaus das Águas: Turismo & Adventure; Material Promocional de Manaus; capacitação e qualificação do turismo; Plano Municipal de Turismo (turismo sustentável, marketing estratégico, Proturismo e planeja turismo); portais de identificação visual da cidade de Manaus; sinalização turística do Centro Histórico de Manaus; Termômetro do Turismo de Manaus; turismo social; Plano de Marketing Estratégico de Manaus e definição da marca Manaus.

Mirante da Ilha

Avançou esta semana também os debates em torno da construção do “Mirante da Ilha” e do “Largo da Ilha”, dois projetos conectados da Prefeitura de Manaus, que pretendem revitalizar o centro histórico da capital, por meio da ocupação turística. A ideia é construir uma grande área vertical de entretenimento, contemplação e negócios às margens do rio Negro, na rua Bernardo Ramos com a avenida Sete de Setembro, Centro, na Ilha de São Vicente.
A primeira discussão, entre o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas alinhou conceitos e entendimentos para que o Implurb possa elaborar o memorial descritivo do Largo e Mirante.

Obra

O antigo prédio da Companhia Energética do Amazonas (Ceam) vai abrigar um complexo de lazer e negócios, com foco no turismo, incluindo um píer, mirante, varandas, praça de alimentação coberta, decks e uma bela cobertura sinuosa que remete a um banzeiro. Será uma das reconversões de uso projetadas para o “Nosso Centro”, onde um antigo prédio de uso operacional será transformado no Edifício Mirante da Ilha.
O prédio de quatro andares, incluindo o térreo, vai proporcionar uma vista privilegiada para o rio Negro, em um dos pontos mais avançados da Ilha de São Vicente, contemplando espaços para projetos comerciais, como restaurantes, banheiros, lanchonetes e bares, além de área de exposições culturais, apresentações de shows, paisagismo e convivência integrada entre a construção e o ambiente natural.
O edifício terá estrutura coberta, mas com vãos vazados que vão permitir, em vários níveis, a observação para o rio e sua contemplação. A obra vai se integrar ao parque urbano, construindo um grande largo, associado à circulação de vários modais e requalificação de áreas vazias.

Resgate

O planejamento prevê o resgate dos elementos originais da pavimentação das calçadas e das ruas; instalação de mobiliários urbanos e arborização das vias; implementação de acessibilidade nas esquinas e logradouros; melhoria da iluminação ambiente e cênica no prédio.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *