Augusto-Bernardo-Cecílio-e1583413304424
Bullying e agressões nas escolas

Por: Augusto Bernardo Cecílio

Auditor fiscal e professor

A essência do Escotismo

Bom-Dia-SC-escoteiros-qn4uwou0ec36z1aq1y7zntylvtmihs5op6sbtv7hqg

Augusto Bernardo Cecílio

No dia 23 de abril comemoramos o Dia Mundial dos Escoteiros. O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. Se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.
Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento. Por meio da vivência nas Unidades Escoteiras Locais, os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. Por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, os jovens são engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
É no grupo escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas. Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado nas seis áreas de desenvolvimento: físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter, com base nas características individuais de cada fase.
O Programa Educativo foi pensado para estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.
Essa é a visão de futuro, ensinada a todos escoteiros, contribuindo para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
Historicamente, o Escotismo foi fundado pelo lorde inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell em 1907 e é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos. No Brasil ele foi introduzido em 1910, por meio de marinheiros e oficiais da nossa Marinha, que trouxeram consigo uniformes escoteiros e o interesse de semear o movimento no país.
Por aqui o movimento só veio a ganhar amplitude nacional em 1924, com a fundação, no Rio de Janeiro, da União dos Escoteiros do Brasil.
Através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, o objetivo é fazer com que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento e torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
O Escotismo é o maior movimento organizado de educação não formal do mundo, representado internacionalmente pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM, conforme sigla em inglês), e está presente em mais de 200 países e territórios, com um total aproximado de 50 milhões de filiados. Mais de 300 milhões de jovens já passaram pelo Movimento Escoteiro desde sua criação.
Pensando global e agindo local, o Escotismo acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo. Mundialmente, o Movimento Escoteiro pretende ser o mais importante movimento educacional juvenil do mundo, possibilitando que 100 milhões de jovens sejam cidadãos ativos em suas comunidades e no mundo, baseados em valores comuns.

Auditor fiscal e professor


Qual sua Opinião?

Confira Também