Pra quê você faz o que faz?

Insatisfação no trabalho, falta de qualidade de vida, se sente sem perspectivas? Esse texto é pra você!


Por que você faz o que faz? Essa pergunta me foi feita pela minha coach quando estávamos definindo as minhas diretrizes profissionais de 2019. Depois de muito exercício mental, cheguei à conclusão que faço palestras e treinamentos empresariais para inspirar as pessoas a buscarem o aprendizado constante. “Vender” conhecimento e inspiração é o meu negócio, algo pelo qual sempre fui apaixonada e acredito que contribui para a vida profissional delas. As palestras e treinamentos são apenas os meios para o fim.


“Trabalhe com o que ama e não precisará trabalhar nenhum dia da sua vida.” Já ouviram essa frase? Puro mito. Pois em todo trabalho tem a parte chata, aquela que não gostamos ou postergamos em fazer. Mas é necessário! A diferença de trabalhar com propósito é justamente você entender que o resultado final valerá a pena e te deixará realizado e os caminhos a seguir são necessários para atingir o objetivo.

Quem conhece gestão, sabe o que é PDCA, uma ferramenta que pode te ajudar verificar cada ação que você toma na sua carreira e conferir se está sendo efetivo. A análise SWOT pessoal também pode ser utilizada para você se enxergar enquanto produto e definir em qual área você pode atuar de acordo com os seus talentos e ajustando os pontos a desenvolver. Lógico que estou mostrando opções simples, mas que podem auxiliar na busca pelo seu propósito. (Segue modelos abaixo).


E você, trabalha com propósito ou apenas para ganhar dinheiro? Nenhuma das duas escolhas está errada, ambas tem seus prós e contras. Todavia, tenha consciência se sua escolha faz você mais feliz ou não.

Michelle Guimarães é consultora empresarial há 13 anos, fundadora da Fora da Caixa – Gestão para Excelência. Também é palestrante e professora em empreendedorismo e negócios, além de ser fascinada por estudar políticas públicas que deram certo no Brasil e no mundo. Redes sociais: @michelleguimaraesam.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *