Defensoria leva atendimentos ao Alto Marau, em Maués

Mutirão é voltado para a população Saterê-Mawé

Ação visa emitir e regularizar documentos do povo indigena

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou, nesta segunda-feira (15), um mutirão de atendimentos à população Sateré-Mawé do Alto Marau, em Maués, na Terra Indígena Andirá-Marau – a 267 km de Manaus.

O mutirão para emissão e regularização de documentos foi solicitado pelas lideranças da região e está sendo coordenado pelo Polo de Maués da DPE-AM, com a parceria de diversas instituições.

Comunidades atendidas

Ação acontece até a próxima quarta-feira (17) na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré e atende, ao todo, 16 comunidades. Neste primeiro dia de mutirão, além de Nossa Senhora de Nazaré, o público-alvo são moradores das comunidades Livramento I, Livramento II, Vista Alegre e Nova Aldeia.

“É a primeira vez que um mutirão desses acontece em Nossa Senhora de Nazaré. É um marco para a comunidade. É um marco para a Defensoria de Maués, que pela primeira vez faz um mutirão dessa magnitude”, destacou a defensora Daniele Fernandes, coordenadora da ação.

A comunidade fica a nove horas de barco regional da cidade de Maués – 78 quilômetros em linha reta. Em toda região atendida pelo mutirão (Alto Marau) vivem pelo menos 10 mil pessoas, segundo a Associação de Tuxauas dos Rios Urupadi, Miriti e Manjuru (Tumupe).

Serviços oferecidos:

  • Emissão e retificação da certidão de nascimento
  • Registro de nascimento tardio
  • Emissão de RG e CPF
  • Emissão de título de eleitor e alteração do local de votação
  • Registro no CAD Único para obtenção do Bolsa Família

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *