Gatos gostam de passear com coleiras?

Veterinária explica se eles precisam disso

Lugares calmos e na natureza são indicados para os bichanos

Os gatos não se dão muito bem com passeios pela rua e podem ficar bem estressados como uso de coleiras, no entanto, se acostumado desde filhote, o pet pode ser uma boa companhia para passeios no parque

O tutor deve acostumar o gato ao uso da coleira desde filhote e é importante usar o tipo peitoral, para evitar que o animal se sufoque caso puxe com mais força.

Caso note que o animal não está se sentindo bem com o passeio, o tutor deve levar o gato de volta para casa, jamais force o pet a fazer o que ele não quer.

Lugares mais calmos e com mais natureza, como praças e jardins, são mais indicados para os passeios com o bichano.

Como avaliar

Para os cães, além de saudável, é recomendado passeios de ao menos 30 minutos por dia, para que o animal gaste energia, desestresse e faça as necessidades. Mas, diferente dos cães, que adoram um bom passeio, os gatos são animais mais caseiros e seletivos, com personalidade forte e um grande instinto de caça.

Na grande maioria, os gatos são bastante sensíveis ao toque e não gostam de objetos que restrinjam seus movimentos, como é o caso das coleiras. Por isso eles não são muito fãs de passeios.. Um ambiente bem pensado para o gatinho, com arranhadores, obstáculos e lugares em que ele possa subir e se esconder já suprem quase todas as necessidades de atividades dos felinos, sem estresse.

As melhores coleiras

Para passeios, o recomendado é que o tutor dê preferência aos peitorais específicos para felinos, que são mais adequadas do que as coleiras de pescoço. Dessa forma os gatos ficam mais seguros e se evita que ocorram “puxões” na região sensível que é a garganta, sem risco de provocar sufocamento ou engasgos.

“E a guia não deve ser muito longa e nem retrátil, para que o tutor tenha maior controle sobre o gato”, explica.

O tempo é do gato

O tempo limite para os passeios depende unicamente da tolerância do bichano. “Os que não estão acostumados a sair, provavelmente se sentirão desconfortáveis nas primeiras vezes, por isso o ideal é começar com passeios curtos e aumentar aos poucos de acordo com a adaptação do pet.

O importante é que não se force o animal a ficar de coleira ou na rua além da vontade dele. Se o pet não curtiu o passeio ou não se adaptou, não force. Caso o pet goste de dar uma voltinha, os melhores lugares para o passeio são ambientes mais tranquilos, como jardins e praças pouco movimentadas, já que os felinos costumam se estressar com maior facilidade com movimentação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *