Sidney Leite defende criação de um fundo para tragédias climáticos

Deputado mencionou previsão de estiagem severa no AM

Reserva poderia minimizar perdas financeiras em eventos similares

Brasília (ÚNICO) – No contexto de eventos climáticos catastróficos, como o que atingiu Rio Grande do Sul, o deputado Federal Sidney Leite (PSD) se manifestou a favor da criação de criar um Fundo Desastres e Eventos Climáticos.

“Eu particularmente defendo que já passou da hora da União ter um fundo com recursos disponíveis para atender eventos dessa natureza. Inclusive, nós passamos por muitas dificuldades no ano passado e deveremos enfrentar novas (dificuldades) esse ano, devido à previsão da grande estiagem”, defendeu.

Em 2023 o país acompanhou a grave crise hídrica causada pela seca severa no Amazonas. Neste ano, as enchentes e alagações do Sul vêm ganhando as manchetes e unindo os estados brasileiros para contribuições.

De acordo com Leite, os desastres climáticos estão batendo à porta e devem acontecer de forma mais intenta nos próximos anos, por isso a necessidade de criar o Fundo.

Saldo da tragédia

Segundo dados da Defesa Civil do estado, até agora foram registradas 90 mortes, mais de 111 desaparecidos, cerca de 150 mil pessoas desalojadas, das quais 20 mil em abrigos e outras 130 mil em casas de familiares ou amigos. Os temporais começaram há dez dias e atingiram 364 municípios.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *