Prosamin está reflorestando áreas degradadas em Manaus

Meta é criar um corredor verde entre unidades de conservação da área urbana

Recuperação se estende entre as zonas Leste e Sul da capital

O Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) está reflorestando uma área de 110.521,40 m² na capital amazonense, no Igarapé do Quarenta. Compreende o trecho entre a avenida Manaus 2000, na zona sul, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste. Um dos objetivos do projeto de reflorestamento é criar um corredor verde, ligando duas unidades de conservação da área urbana: as Áreas de Preservação Ambiental (APA) Floresta Manaós, no Aleixo, e Sauim Castanheiras, no Puraquequara, zona leste.

Ineditismo

É a primeira vez, em 16 anos de programa, que a recuperação arbórea vai além do paisagismo, nas áreas que serão também contempladas com saneamento, requalificação urbana e construção de conjuntos residenciais.

Execução

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, engenheiro civil Marcellus Campêlo, a meta é reflorestar 25% da área total beneficiada pelas obras do Prosamin+.
Na comunidade da Sharp serão plantadas 12.261 mudas, com um trabalho de reflorestamento que abrange 101.101,25 m². Na Manaus 2000, o objetivo é reflorestar 9.420,15 m², com plantio de 1.231 mudas. São mais de 30 espécies utilizadas, todas nativas, de grande, médio e pequeno porte.

Animais silvestres

A fauna também é objeto de ações do Prosamin+, que já realizou trabalhos de coleta, captura e transporte de animais silvestres. O Prosamin+ já remanejou mucuras, iguanas, cobras e preguiças.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *