Prefeitura de Manaus vai fazer campanha educativa para evitar que a população jogue lixo nos igarapés e no rio Negro

A Prefeitura de Manaus começou, nesta semana, uma campanha para tentar conscientizar a população a não jogar lixo nos igarapés.

“Não faça o rio de lixeira” diz o slogan da campanha de conscientização

Em apenas 15 dias, foram retiradas 600 toneladas de resíduos dos cursos de água da capital

A Prefeitura de Manaus começou, nesta semana, uma campanha para tentar conscientizar a população a não jogar lixo nos igarapés. Com o mote “Não faça o rio de lixeira”, a campanha tenta mostrar que o lixo retirado do rio é resultado do tratamento dado aos resíduos pelos próprios moradores da cidade.
A prefeitura informa, na campanha, que com a cheia dos rios – comum nesta época do ano – a sujeira aparece com maior visibilidade.

“Nos últimos dias, a média diária quase triplicou, levando as equipes de limpeza da prefeitura a retirarem mais de 600 toneladas de resíduos nos últimos 15 dias”, diz o texto da campanha.

No último domingo (16) a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) fez o transbordo de 600 toneladas de lixo que estavam armazenados em três balsas para levar para o aterro sanitário. A operação de limpeza no igarapé do São Raimundo, na desembocadura para o rio Negro durou 15 dias. De acordo com a Semulsp as chuvas e a subida das águas favorecem o aumento do surgimento desse tipo de material.
A secretaria informa que a modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retira em média 27 toneladas de lixo, por dia, a um custo de R$ 1 milhão por mês aos cofres públicos.

O lixo é jogado pela população. Muitos jogam sacolas de lixo direto nos igarapés, que desaguam no Rio Negro. O lixo descartado nas ruas também contribui para a poluição dos cursos d’água e tem como destino final o rio.
A Prefeitura de Manaus é uma das poucas no Brasil que mantém coleta de lixo residencial diariamente, de segunda a sábado. O município também oferece serviço de coleta de material de grande porte, como sofás, armários e colchões sem serventia.

Para esse serviço, o cidadão pode ligar para o (92) 98415-9563 ou 98459-5618, nos horários de 8h às 16h, e informar o material a ser descartado, combinando com a equipe de limpeza o dia e a hora que o caminhão passará para pegar os entulhos.

O objetivo do serviço é evitar que esses materiais sejam jogados nos igarapés, uma prática comum em Manaus. Mesmo assim, ainda são jogados nos cursos d’água colchões velhos, sofás, pneus, fogões, geladeiras e outros objetos de grande porte.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *