Sinfônica da Amazônia estreia neste domingo no Teatro Amazonas

Primeira apresentação terá Mozart, Borodin e Esteves no repertório

A entrada é gratuita e classificação livre

A Orquestra Sinfônica da Amazônia (OSA) estreia no palco do Teatro Amazonas, neste domingo (5), a partir das 19h. O público vai acompanhar o nascimento de uma orquestra clássica, composta por 50 músicos em início de carreira que atuam em conjunto com profissionais experientes e conceituados no cenário musical de Manaus.

“É um momento muito especial”, disse o idealizador da OSA, maestro Rubens Souza. “Não é todo dia que nasce uma orquestra”, completou.

Repertório de estreia

O repertório será composto por obras de Mozart, Alexander Borodin e do pernambucano, residente há mais de 20 anos no Amazonas, o músico e compositor Timóteo Esteves.

O Concerto N° 3 em Sol Maior para violino e orquestra, e a Sinfonia N° 41 em Dó Maior “Júpiter” de Mozart, abrem o concerto da Orquestra Sinfônica da Amazônia.

“A linda toada amazônica”, do compositor Timóteo Esteves, deve encerrar o concerto de estreia. Segundo o músico violoncelista, essa composição é uma obra inspirada nas tradições amazônicas e foi composta com o propósito de celebrar e honrar essa rica herança cultural.

O jovem violinista Victor Amazonas vai apresentar o solo de Mozart (Foto: Divulgação)

Sobre a OSA

Criada em janeiro de 2024, a OSA nasce como orquestra residente do Teatro ICBEU.

São, ao todo, 50 músicos em quatro famílias de instrumentos: as cordas, as madeiras, os metais e as percussões. Nas cordas: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas.

Nas madeiras: clarinetes, flautas, requintas, fagotes, contrafagotes, oboés, picollos, requintas e clarones;

Nos metais: trombones, trompetes, trompas e tubas;

Nas percussões: caixa clara, tímpanos, pianos, pratos, xilofones, carrilhões e glockenspiels.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *