Indígenas fazem manifesto na Avenida do Turismo

Eles dizem não ser responsáveis por ataques a motoristas

Os moradores podem ter identificado os responsáveis

Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO

Na manhã desta segunda-feira (6), o ÚNICO publicou uma nota informando dos assaltos na avenida do Turismo, na região do bairro do Tarumã, em que os bandidos jogam pedras no vidro dos carros, obrigando o motorista a parar.

Confirmando a informação, cerca de 30 indígenas de diversas etnias que vivem na comunidade Parque das Tribos fizeram uma manifestação no meio da avenida, para esclarecer que não são eles os responsáveis pelos ataques.

Identificaram os suspeitos

A manifestação pacífica ocorreu entre 9h e 10h. Os indígenas fizeram um tipo diferente de manifestação. Eles fechavam a pista por cerca de 2 minutos, abordaram os veículos e conversavam com os motoristas, informando que não eram eles a jogar pedra nos carros. Os indígenas afirmaram que identificaram os suspeitos de cometerem os crimes.

Indígenas da área

Na região do Parque das Tribos, no Tarumã, vivem pelo menos 5 mil indígenas não aldeados. O território congrega mais de 30 povos de diferentes etnias e falam quase 20 idiomas distintos. A comunidade que fica próxima à avenida do Turismo abriga cerca de 500 pessoas de 11 etnias.

Ataques durante a noite

Os ataques a motoristas estão ocorrendo tanto na avenida do Turismo quanto no Rodoanel Rapidão. Os assaltantes jogam pedras nos veículos para quebrar o vidro, desorientar o motorista e obrigá-lo a parar. Uma vez estacionado, o carro é assaltado.

Há alguns dias uma mulher contou que levou uma pedrada no rosto (o vidro estava aberto) e teve fraturas nos ossos da face, em função desse tipo de ataque. Ela aguarda cirurgia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *