Empresa de perícia diz que vídeo de sacola de dinheiro é falso

Laudo aponta “manipulação audiovisual”

Perícia foi encomendada pela Secretaria de Comunicação

A Smart Perícias, empresa paranaense com sede em Maringá, analisou o vídeo em que uma pessoa supostamente recebe uma sacola de dinheiro na Secretaria Municipal de Comunicação, da Prefeitura de Manaus, e sua conclusão foi de que “não há veracidade técnica e legal no filme, ao longo de seus 02.23 minutos”.

A perícia foi solicitada pela própria Secretaria de Comunicação e o laudo será enviado para a Polícia Civil e o Ministério Público do Amazonas..

Laudo técnico

Segundo o laudo da Smart Perícias “com base nas análises técnicas periciais (…) há de se mencionar, que, o vídeo periciado apresenta um claro trabalho de manipulação audiovisual, visto que apresenta edições em pontos muito específicos, quebras de sequência de imagem e som, interrupções nos planos de imagem, bem como interrupções abruptas de áudio, fato verificado a partir da curvatura das ondas sonoras”.

“O vídeo está longe de constituir um plano sequência, descaracterizando-o como evidência de imagem e som de qualquer tipo, não havendo em nenhum momento do sequencial de imagens a entrega da referida sacola pela atendente ao autor do vídeo, não havendo veracidade técnicas e legal no mesmo ao longo de seus 02.23 minutos”, conclui o laudo.

Confira aqui o laudo completo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *