Programa mapeia pré-candidaturas LGBTI+ em todo o país

Até agora, Amazonas tem apenas um pré-candidato

Objetivo é estimular as candidaturas nesse segmento

Fábio Rodrigues
Especial para o ÚNICO

Brasília (ÚNICO) – Até agora, o Amazonas registrou apenas uma pré-candidatura LGBTI+ no programa “Voto Com Orgulho”, que mapeia as pré-candidaturas lançadas para as eleições deste ano.

De acordo com o primeiro boletim do ano do VCO, divulgado nesta semana, foram cadastradas 150 pré-candidaturas em todo o país, sendo 132 de pessoas LGBTI+ e 18 de pessoas ligadas à causa. Dos 150 pré-candidatos, 147 são para vereadores e três para prefeito.

Concentração

O boletim parcial revela a existência de grande concentração das pré-candidaturas desta população nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, enquanto o Centro-Oeste e o Norte do país apresentam menores números.

Estados

Até agora, o estado de São Paulo tem o maior número de pré-candidatos à vereança e prefeitura (34), seguido do Rio de Janeiro, com 22, e do Paraná, com 14.

Os demais estados são: Minas Gerais e Pernambuco, com nove pré-candidatos cada; Rio Grande do Sul, 10 pré-candidaturas; Paraíba, seis; Bahia, Ceará e Santa Catarina, têm cinco pré-candidaturas, cada; Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí e Rio Grande do Norte, quatro; Maranhão, três; Pará, Goiás e Sergipe, duas cada e Amazonas e Tocantins com apenas uma pré-candidatura, cada um.

Crescimento

O diretor da Aliança Nacional LGBTI+, Cláudio Nascimento, celebrou o resultado da primeira parcial do programa este ano, tendo em vista que, em abril de 2020, o número de pré-candidaturas não chegava a 30.

“É um indicador interessante de que possamos ter, este ano, uma representatividade maior da comunidade LGBTI+ na disputa eleitoral. Isso, para nós, é muito importante, porque é o debate que fica dos direitos, da cidadania, que é feito no Legislativo e nas câmaras municipais. Então, é fundamental que tenhamos mais pessoas aliadas à pauta da cidadania LGBTI+, trazendo uma visão específica, própria, da realidade da comunidade”.

Cadastramento

Cláudio Nascimento Nascimento afirmou que, no programa, o objetivo é estimular maior representatividade de pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições, de caráter suprapartidário. “Não temos preferência por nenhum partido, porque é um trabalho não governamental, e entende que cada um se organiza do jeito que achar melhor”.

Nova parcial deverá ser divulgada a cada uma ou duas semanas, disse Cláudio Nascimento. O cadastramento no Programa Voto Com Orgulho é voluntário e individual e pode ser feito no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScg_kSFzSLmeIH6Oya84THQqoZ9-oGuSBTIZwM34pSNH4MESQ/viewform


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *