WhatsApp Image 2022-08-30 at 08.29.13
Cunhã e Payé,Palavras Originárias.

Por: João Melo Farias

João Melo Farias Poeta e indigenista.

A toalha encarnada

O boi bumbá Garantido, todo branquinho e todo párvulo (em Parintins se paga: pávulo) vinha desfilando pela Avenida Amazonas rumo a Catedral Nossa Senhora do Carmo, as 3:00 horas da madrugada do dia 1 de maio, dia da famosa Alvorada Garantido. (Passeata que sai da cidade Garantido, caminha pela estrada Odovaldo Novo, rua Lindolfo Monte Verde e Avenida Amazonas até a Catedral de Parintins).

No trio elétrico João Paulo Farias/o amo, David Assayag/o eterno Levantador e Israel Paulain/o Apresentador animavam o cortejo com as imortais toadas. A batucada vinha a frente do trio e comandava o andamento da marcha.

Para refrescar o calor encarnado que tomou conta da maior passeata em 30 anos de existência da Alvorada, caiu um chuva leve, mas persistente em todo o caminhar da multidão.

Na altura do canto da travessa Coronel Araújo, (antiga Tamaquaré) com a Avenida Amazonas, o presidente do Garantido vinha no chão, todo molhado, mas muito animado, possuído pela alegria de criança como ele gosta de cantar: “Eu brinco boi como brinca uma criança”. No seu entorno vinham os seguranças vestidos de camisas pretas para garantir o espaço para a Presidência, sua ilustre convidada, a cunhã poranga/BBB-24 e demais itens, caminharem.

Em frente da casa da dona Arlete Viana, na Avenida Amazonas, torcedora mais que doente do Contrário, nas proximidades do referido canto, a proprietária da casa viu sua sobrinha Andreza Viana caminhando na alegria da chuva.
Dona Arlete com ares de desesperada chamou-a para dentro de sua casa e lhe disse gritando:
— Andreza vai ligeiro lá no armário de roupa de cama, pega uma toalha de banho bem grande e bem felpuda.
Andreza prontamente fez o que a tia lhe ordenou. Pegou uma toalha vermelha grande, bem felpuda e começou a se enxugar.
Quando Dona Arlete viu, foi logo metendo o ralho:
— Não é pra ti menina.
Andreza sem entender nada perguntou:
— E para quem é a toalha?
Ela, toda celerepe e um sorriso só, olhando no rumo da comitiva da Diretoria do Garantido, respondeu.
— É para ele. Vai secar o teu presidente “velhinho”, coitado, antes que ele pegue um resfriado, que pode virar uma quizira (quizilia) e pode até bater o “pacau”.

Fred Góes, do alto dos seus 77 anos, parecia defumado pelo Santo Dirijo e sem se preocupar com as mazelas das línguas dos Contrários, seguiu todo prosa a maior Alvorada da história do Garantido e na maior alegria do mundo.


Qual sua Opinião?

Confira Também