Prefeito declara guerra a obesidade e lembra importância da alimentação baseada no peixe

O prefeito Arthur Neto (PSDB) quer mudar a realidade que coloca Manaus como a 4ª entre as capitais brasileiras com maior número de pessoas obesas, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, de 2017. Ele propôs uma grande mobilização com palestras e visitas comunitárias, para conscientizar as pessoas sobre os problemas da obesidade e das alternativas para mudar a alimentação, a fim de garantir uma vida saudável. A declaração do prefeito ocorreu na quarta-feira (17) durante a entrega de 56 cadeiras adaptadas a pessoas obesas, que foram adquiridas por meio de emenda parlamentar da então deputada federal Conceição Sampaio, atual Secretara da Mulher, Assistência Social e Cidadania.
Arthur usou a herança indígena dos amazonenses para lembrar das possibilidades de se mudar o cenário da obesidade:
 ”Com toda a nossa tradição de mais de 10 mil anos herdada dos índios e com uma tradição alimentar baseada no peixe, não podemos admitir essa situação. Vamos declarar guerra à obesidade. Manaus é uma cidade que não tem razão para, entre as capitais e o Distrito Federal, termos um dos piores índices de obesidade. Vamos fazer uma semana de palestras, de conscientização, visitação comunitária para chamar as pessoas a entender que elas terão uma vida de melhor qualidade se emagrecerem e se colocarem em forma para aproveitar a vida”, afirmou o prefeito, acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, na solenidade que aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul.
 
Cadeiras especiais

No evento foram entregues à rede pública municipal 56 cadeiras de rodas, que serão utilizadas em Unidades Básicas de Saúde de todas as zonas da cidade, inclusive da área rural, para a mobilidade de pacientes com obesidade e que procuram essas unidades para tratamento de saúde.
 
“É importante lembrar que isso faz parte de um pacote de emendas para a Atenção Básica, a saúde primária que tanto precisamos. Em 2016, eu tive a chance como deputada federal de ser a relatora do Estatuto da Pessoa com Obesidade. O Brasil precisa fazer esse enfrentamento contra a obesidade e hoje nossas UBSs estarão recebendo essas cadeiras de rodas dentro de um programa que o próprio Ministério da Saúde vem recomendando”, explicou Conceição Sampaio.
 
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, reforçou que, além da campanha solicitada pelo prefeito, a secretaria possui um programa voltado para a prevenção e o tratamento da obesidade e suas consequências, incluindo a orientação nutricional. “Basta acessar o site da Semsa – www.semsa.manaus.gov.br – e verificar as unidades onde existem esses serviços e fazer o agendamento”, explicou.
 
O prefeito Arthur Neto observou que, além da atenção à saúde na rede municipal, a Prefeitura de Manaus dispõe de um conjunto de aparelhos nas 60 academias populares entregues à população e mais dez programadas para este ano, além de 42 espaços esportivos que entrarão em recuperação. “Mas, até mesmo uma simples caminhada é saudável e recomendada para ajudar na qualidade de vida”, disse.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *