Grupo vai atuar contra a exploração em terras indígenas
Portaria foi assinada pelo ministro Flávio Dino
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Um grupo multidisciplinar com representantes dos Ministérios da Justiça, da Defesa, dos Povos Indígenas, de Minas e Energia, dos Direitos Humanos e da Fazenda, além das Polícias Federal e Rodoviária Federal vai ter 60 dias para propor medidas efetivas no combate enérgico a organizações criminosas que atuam em diversos delitos, como a exploração ilegal do garimpo, em terras indígenas.
A determinação está em portaria assinada pelo ministro Flávio Dino e publicada nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União (DOU).
A iniciativa faz parte de um pacote de ações que o governo federal tem tomado para atacar de frente a crise humanitária e sanitária que atinge o povo Yanomami e que ganhou contornos muito graves há quase duas semanas. O garimpo ilegal, a contaminação de rios e peixes e o desmatamento são apontados como principais causas da situação extrema de penúria que atinge aqueles indígenas, além da falta de políticas públicas para eles.
Nos últimos quatro anos, cerca de 570 crianças morreram vítimas de desnutrição e fome na terra indígena Yanomami.
