Editorial

O Amazonas, com mais de 7 mil casos de Covid-19 confirmados e 585 mortes pela doença, perdeu a guerra contra o novo coronavírus.

Chegou a hora do lockdown

O Amazonas, com mais de 7 mil casos de Covid-19 confirmados e 585 mortes pela doença, perdeu a guerra contra o novo coronavírus. O sistema de saúde limitado e colapsado não dá conta de atender a demanda crescente a cada dia.


Mais de 500 novos casos e mais de 60 mortes por coronavírus ou por outros tipos síndromes respiratórias a cada 24 horas. E para piorar o quadro, o isolamento social imposto pelo Governo do Estado fracassou. As ruas estão lotadas, engarrafamentos agora são constantes nas principais vias e as filas na frente das agências bancárias mostram que o isolamento só existe no papel e é cumprido por uma parcela pequena da sociedade.

Mesmo com o reforço do Governo Federal que deslocou para Manaus recursos humanos e materiais, o sistema de saúde não responde. O Governo do Estado perdeu a confiança dos profissionais da saúde.


Agora só resta uma solução: A decretação de lockdown, impedindo ao máximo a circulação das pessoas nas ruas. É a bala de prata que ainda resta aos governantes.


É imperativo conter a curva ascendente de forma exponencial de casos e de mortes por coronavírus no Estado. Não há como recuperar as baixas já registradas, mas ainda é tempo de evitar mais sofrimento às famílias amazonenses com centenas de novos óbitos. Não são apenas números, estatísticas. São vidas perdidas, irmãos, parentes e amigos que estão morrendo.

Não há mais tempo a perder. E hora de o governador do Estado ou o Prefeito de Manaus ou mesmo a Justiça decretar o lockdown em Manaus. Ainda é tempo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *