Delegado Sérgio Fontes prepara Projeto de Lei para definir atribuições da segurança pública da Prefeitura de Manaus

Guarda Municipal vai passar a usar armas

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura de Manaus, delegado Sérgio Fontes, está preparando um Projeto de Lei para definir os detalhes da pasta que comandará. A previsão é que alguns setores como os agentes de trânsito (verdinhos), os conselhos tutelares, a Defesa Civil e as Juntas militares podem ser incorporados à pasta. A informação foi divulgada pelo Portal do Marcos Santos.
Um dos pontos já definidos é que a Guarda Municipal atuará armada. “Isso é uma ferramenta e vamos investir em quem precisar dessa ferramenta. Quando a guarda estiver preparada, e isso será feito de forma paulatina, teremos setores da guarda armados. Para combater assaltante de ônibus e de posto de saúde tem que ser guarda armado. Se para atender o cidadão uma parcela da guarda precisar estar armada ou até toda a guarda, nós vamos armar”, disse Sérgio Fontes.
Segundo Fontes, que é delegado da Polícia Federal, a Prefeitura terá também um setor de Inteligência, para manter o prefeito informado. “A intenção é atuar na nossa faixa de responsabilidade, municipal, mas com foco nas pessoas, na proteção do cidadão manauara”, informou. “A Municipalização das forças de prevenção é muito importante. Não vamos combater a criminalidade, de forma direta, embora o faremos de forma indireta. Mas vamos proteger o cidadão nos espaços públicos municipais e combater a violência contra a criança e a diversidade. Não vamos entrar em esfera que a lei não tenha separado para nós. Tenho certeza que a gente pode fazer muito nessa faixa. As estruturas estão aí. É só fazer a estrutura funcionar para o que foi criada, que é a defesa social do cidadão”, completou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *