Antônio Silva

Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas

Ele começou a trabalhar numa tradicional livraria de Manaus, onde seu salário era o aprendizado. Depois cursou Administração na Universidade Federal do Amazonas, entrou no mundo empresarial e atualmente é o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. Jeito simples e bem atento a questões humanitárias, Antônio Silva conta um pouco de sua vida em Histórias de Sucesso, nessa série inédita do Portal ÚNICO.

Começou atividades profissionais (trabalho) com quantos anos?

Comecei a trabalhar aos 16 anos, portanto ainda um adolescente, na tradicional Livraria Brito, a convite do meu cunhado, José Salem de Brito. Eu estudava no Instituto de Educação do Amazonas, e no meu tempo livre trabalhava no balcão, às vezes no caixa da livraria localizada na rua Henrique Martins. No período natalino a loja fervilhava de pessoas em compras de brinquedos, assim como no início das aulas nas vendas de material escolar. Ali aprendi muito de comércio, e eu não recebia salário. O Zé Brito queria me pagar e eu não aceitava, dizia: não, estou aprendendo.

Quais os locais onde trabalhou?

Depois da experiência no comércio, tive a oportunidade de conhecer um pouco da engenharia civil e sanitária, trabalhando com meu primo Dario Ernani de Souza Viseu, em prospecção de poços artesianos. Nesta época já estava formado em Administração na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Amazonas.
Em 1970, a Coca-Cola Brasil começou a prospectar pessoas, industriais, e o empresário Antônio Simões, que na época tinha a Papaguara Panificação e Pastifício Guarani, foi selecionado e me chamou para encarar esse desafio, na época eu trabalhava na Moageira de Trigo Amazonas S. A. Com apoio financeiro de meu pai, Joaquim Rocha da Silva Barateiro Filho, que me emprestou o dinheiro, entrei na composição acionária da empresa, constituída como sociedade anônima.
Para se ter uma ideia do sucesso empresarial da Coca-Cola Brasil Norte, o presidente do grupo, Antônio Simões, foi eleito o fabricante da década, porque à época o grupo contava com nove fábricas engarrafadoras de Coca-Cola na região Norte, e mais três fábricas de gás carbônico, com unidades em Porto Velho (RO), Belém (PA) e Manaus. Hoje fizemos uma fusão com o grupo Solar, somos o maior grupo de fabricantes brasileiros de Coca-Cola Norte e Nordeste.

Qual seu lazer?

Atualmente, estar reunido com a família e amigos.

Três coisas que considera importantes para ser destaque em sua área?

Visão clara do que deseja alcançar, enfrentar o desafio da mudança constante, com capacidade ampliada de adaptação e dedicação consistente ao que faz.

A prática e a teoria se completam ou uma se sobrepõe a outra?

Depende. A complementaridade se dá quando a teoria fornece o conhecimento conceitual de uma determinada prática. Mas a teoria pode ser superada em áreas sujeitas a rápidas mudanças, por exemplo.

Costuma ler? O que?

Estou em permanente leitura, sobretudo de assuntos que afetam as áreas em que atuo.

Quanto tempo em média passa no celular?

Sobretudo a partir da pandemia, o uso do celular faz parte do meu dia a dia, devido à necessidade de conexão para reduzir distâncias e tempo nas tomadas de decisão.

Ganhar dinheiro é sorte ou trabalho?

O alcance do sucesso financeiro é consequência do trabalho, oportunidades, de uma gestão financeira adequada dos recursos obtidos e, excepcionalmente, sorte.

É mais fácil estudar e trabalhar atualmente do que há 20 anos?

Existe hoje uma infinidade de recursos e fontes de estudo, graças a inovações tecnológicas e transformações na educação, com ensino a distância e online, ensino técnico e profissionalizante, educação empresarial e corporativa, com as tecnologias de comunicação que favorecem as videoconferências, só para citar algumas facilidades.

Qual seu conselho para quem quer ser um vencedor?

Dedicação máxima ao que pretende alcançar, desempenhando esforços ao que vai atender às suas expectativas de satisfação pessoal, com ética, resiliência e habilidade para aprender, se superar, valorizando desde as pequenas vitórias e os que estão contribuindo para isso tudo.

Tem religião?

Sim, católica.

Qual a (o papel) importância da família no desdobramento profissional?

A família é a base para o fortalecimento do propósito de um bom profissional

Como observa a presença da mulher no mercado de trabalho?

A presença da mulher no mercado de trabalho tem evoluído significativamente ao longo das últimas décadas. Contribuem para uma força de trabalho diversificada, nas várias ocupações, desempenhando os mais distintos cargos nas organizações privadas e públicas.

Defina riqueza, sucesso e prosperidade

Entendo riqueza como abundância de recursos, conhecimento, relacionamentos sólidos;

Sucesso mais relacionado ao alcance de metas, carreira profissional, atividade empresarial bem-sucedida;

Prosperidade mais ligada ao bem-estar geral, em crescimento contínuo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *