fbpx
transferir
“A humanidade abriu as portas do inferno” com a crise climática

Por: Michele Lins Aracaty e Silva

Economista, Doutora em Desenvolvimento Regional, Docente do Departamento de Economia da UFAM, ex-vice-presidente do CORECON-AM.

Logística Reversa

os-desafios-da-logistica-reversa-na-limpeza-profissional-logistica-reversa-768x440-1

O que é Logística Reversa? Inicialmente, a Logística Reversa segue o princípio da sustentabilidade, sendo: “um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Assim, a Logística Reversa visa a reinserção dos resíduos no ciclo produtivo impactando de forma positiva na redução da poluição ambiental, reduzindo o desperdício de insumos e incentivando a reutilização e reciclagem de produtos.

Para as empresas, a Logística Reversa proporciona eficiência econômica através de ganhos financeiros, reutilização de recursos e ganho de prestígio da marca, atendendo aos consumidores verdes ou consumidores conscientes.

A Responsabilidade Compartilhada também é abordada na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS e é considerada um dos principais instrumentos para a realização da Logística Reversa uma vez que direciona a atenção para o ciclo de vida dos produtos.

Em relação ao ciclo de vida dos produtos, este é formado por uma série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de insumos e matéria-prima, processo produtivo, o consumo e a disposição final adequada e responsável.

Entre as inúmeras vantagens da Logística Reversa, destacamos: rentabilidade, melhoria no processo de solução, comunicação entre os clientes e fornecedores, novos produtos, consumidores conscientes, aumento da demanda, atendimento à legislação e compromisso com a responsabilidade.

Contudo, cabe aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos a prática da Responsabilidade Compartilhada, com o objetivo de reduzir os impactos gerados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.

Temos uma legislação que direciona todo o processo, mas reforçamos aqui a necessidade do fortalecimento da Educação Ambiental de forma a conscientizar todos os atores da cadeia em relação às suas responsabilidades e respectivas ações no âmbito econômico, social e ambiental.

Por fim, muitos stakeholders já implementaram a Logística Reversa com o objetivo de atender a legislação e de gerar impacto positivo, mas cabe ao consumidor que está no final da cadeia produtiva descartar de forma correta os seus resíduos.

Qual sua Opinião?

Confira Também

“Fala Amazônia, para o Brasil!”

“O mundo inteiro sempre falou da Amazônia. Agora, a Amazônia está falando por si”. Assim disse o Presidente da República do Brasil, na abertura da 78a. Sessão da Assembleia Geral da ONU (19/09/2023). Falou para o mundo, e o fez muito bem, para confirmar a tão cara soberania sobre o território amazônico brasileiro e, também, dizer que a nova maneira de ingerência dos poderosos nas formas de gestão de territórios alheios não pode subordinar-se cegamente aos interesses sórdidos e ou às conveniências conjunturais do capitalismo e de governos a serviço da manutenção das desigualdades no mundo inteiro, o que é

Leia Mais

Pesquisa mostra números de Wilson Lima em Manaus

Lula sobe em aceitação na capital amazonense Deputados do Amazonas mostram que estão por fora (BEM POR FORA) quando o assunto é meio ambiente Parlamentares não conhecem nem dados oficiais básicos e se perdem em retórica vazia Lideranças indígenas cobram posição da Universidade Federal do Amazonas Prefeito presta esclarecimentos à PF e volta para casa Praia da Ponta Negra está prestes a ser interditada Promotor que chamou advogada de cadela é aposentado Dez apresentações de corais hoje, no Teatro Amazonas Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único Avaliação de Wilson Lima Segundo a pesquisa do IPEN (Instituto

Leia Mais
Foto: Michel Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

MPB, rock, música clássica e teatro no final de setembro no Teatro Amazonas

Festival de Corais será nesta sexta-feira Confira abaixo a programação completa que começa nesta sexta-feira Na programação da semana compreendida entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro, o Teatro Amazonas recebe em seu palco espetáculos de diversos espectros culturais. Tem desde o cantor de MPB Cícero ao espetáculo musical infantil, com os alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Confira a programação: Sexta-feira (29), às 16h, o projeto Sarau no Hall traz uma edição especial para difundir o Festival Amazonas de Corais (Famcor). A apresentação tem duração de 20 minutos. Ainda na sexta, às 20h,

Leia Mais