Colunista Michele Lins Aracaty e Silva

Economista, Doutora em Desenvolvimento Regional, Docente do Departamento de Economia da UFAM, ex-vice-presidente do CORECON-AM.

Financiamento Verde

Define-se financiamento verde os investimentos que contribuem para a transição econômica sustentável bem como para o desenvolvimento de Soluções Baseadas na Natureza (SBN). Dentro desta modalidade temos as atividades que incluem empréstimos, mecanismos de divisa e investimentos direcionados para incentivar…

A potencialidade do Curauá

Há tempos ouvimos que o Brasil, especialmente a Amazônia, têm potencial para liderar a corrida pela Sociobioeconomia ou Economia Verde através das inúmeras cadeias de produtos regionais ligados à Bioeconomia Amazônica (SILVA, 2023). No aspecto regional, em relação ao estado…

Mulheres e economia

Estudos realizados pelas Nações Unidas em parceria com o Banco Mundial, o Monitor do Empreendedorismo Global, a Deloitte e a Ernst & Young apontam as mulheres como grandes motores da economia, enquanto ocupam cargos de gestão, de liderança ou como…

A importância das hidrovias

Hidrovias são canais que possibilitam o deslocamento de indivíduos e mercadorias e facilitam a navegação de grande porte com baixo custo e perdas reduzidas. Apesar de serem pouco exploradas economicamente no Brasil as hidrovias são utilizadas como vias de transporte…

Economia do Carnaval

O Carnaval representa um momento econômico relevante para o Brasil visto seus impactos sobre toda uma cadeia de atividades comerciais e de serviço, em especial, dentro da Economia Criativa. A festa fomenta a geração de emprego e renda em segmentos…

Neoindustrialização

Entende-se por Neoindustrialização o processo de modernização do setor industrial com a implementação de novas tecnologias como automação e inteligência artificial. O processo se torna ainda mais relevante quando falamos de oportunidades ligada à economia verde e à indústria 4.0…

Tecnologias Sustentáveis

Entende-se por Tecnologias Sustentáveis toda e qualquer tecnologia utilizada com o objetivo de conservar os recursos naturais e promover o desenvolvimento social e econômico em prol das gerações futuras tendo como base um conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos…

Por uma economia de baixo carbono

            Entende-se por economia de baixo carbono uma configuração propositiva do ambiente de negócios que busca favorecer novas tecnologias em prol da preservação do meio ambiente e da redução da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), especialmente, o dióxido…

O desafio dos bionegócios amazônicos

Define-se bionegócios como sendo uma atividade com “fins econômicos”, desenvolvida por empresas, que tenham como principal característica o uso intensivo de insumos da biodiversidade (Araújo Filho, 2010). O mercado dos bionegócios se implementado a partir de bases sustentáveis, apoio científico…