PRIMEIRA MÃO

Grupo Atem será denunciado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica e à Polícia Federal

Bolsonaro impede votação de projeto de Marcelo Ramos

Cunhada do prefeito de Itacoatiara pretende gastar R$ 2,2 milhões em canos

Delegados do caso dos donos do Supermercado Vitória são afastados depois de conseguir prorrogação da prisão por mais 30 dias

Trabalho acadêmico sugere medidas tributárias contra a pandemia

Neste sábado tem Show de Toadas no Sambódromo

Vacinação de hoje contra a Covid-19 terá 14 pontos

Empresa de metalurgia chega à ZFM

Processo contra a Atem

Além de encarar processos que tramitam atualmente no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF), a Distribuidora Atem vai ser denunciada mais uma vez, dessa vez pelo Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM). Os petroleiros vão encaminhar ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e à Polícia Federal a formação de possível cartel entre a Petrobras e as importadoras de combustíveis, onde se enquadra uma das atividades da Atem.

Trabalhadores tentam impedir venda da refinaria

Os petroleiros apontam que a venda da Refinaria Isaac Sabbá para a Atem, feita pela Petrobras, ainda não foi consolidada e pode ser cancelada se as denúncias confirmarem cartel e prejuízo econômico ao país causado pela mega-distribuidora de combustíveis.

Bolsonaro barra projeto de Ramos

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) está acusando o Governo Federal de pressionar a bancada governista na Câmara dos Deputados, para não colocar em votação seu Projeto de Lei que regulamenta o mercado de crédito de carbono no Brasil. Segundo Ramos, o Ministério do Meio Ambiente é quem articula a pressão sobre os deputados. A ideia do deputado era votar o projeto antes da conferência ambiental COP-26, que acontecerá em novembro.

Sem clima

Marcelo Ramos comentou que as reformas administrativa e a tributária, em tramitação no Congresso Nacional, empacaram de vez. “Teremos sérias e profundas dificuldades de enfrentar esse debate sem contaminação do processo eleitoral”, disse ele.

Cunhada gastadeira

A diretora-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itacoatiara (SAAE), Marcela Cristine Andrade da Costa, publicou no Diário Oficial dos Municípios que pretende gastar mais de R $ 2,2 milhões na contratação de fornecimento de material hidráulico. Duas empresas já se apresentaram para o serviço e, se forem contratadas, vão dividir a bolada. Marcela Cristine é um dos casos de nepotismo praticado pelo prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, de quem ela é cunhada.

Delegados do caso dos donos do Supermercado Vitória são afastados

O Tribunal de Justiça do Amazonas, decidiu prorrogar por 30 dias a prisão do casal de empresários, proprietários da rede de Supermercados Vitória, Joabson Agostinho Gomes e Jordana Azevedo Freire. Ambos são acusados de serem os mandantes do assassinato do sargento do Exército Brasileiro, Lucas Ramon Guimarães, ocorrido no dia 2 de setembro dentro de uma cafeteria na zona-sul de Manaus.

Delegada diz que casal não colabora

A delegada Marna Miranda, disse que Joabson e Jordana pouco colaboraram com elucidação do caso em seus respectivos interrogatórios. ““É uma investigação bastante sensível e ainda temos diligências e relatórios técnicos a serem finalizadas”, explicou.

Delegados foram afastados

A Polícia Civil divulgou uma nota ontem à noite informando que os delegados Charles Araújo, Marna de Miranda e Marília Campelo, que participaram das investigações do “Caso Vitória”, foram afastados dos cargos da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) o que, segundo a nota, é um procedimento normal.
Mas não convenceu o Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas (Sinpol), que rebateu com outra nota dizendo que recebeu “com estranheza” a informação sobre a “retirada repentina, sumária e imotivada” dos delegados e sugere: “curiosamente terem conseguido a decisão judicial que prorrogou a prisão de dois empresários muito ricos de uma rede de supermercado do Amazonas”.

Professora propõe medidas tributárias em relação a pandemia

A coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis da Faculdade Martha Falcão Wyden, a amazonense Lucilene Viana, obteve aprovação do Trabalho Interamericano, apresentado na Conferência Interamericana de Contabilidade, realizada em Porto Alegre, durante a semana. Ela defendeu o estudo “Medidas Tributárias de curto e longo prazos para enfrentar o impacto da Covid-19 nas empresas latino-americanas”, em parceria com a professora Florindo Núñez. Lucilene é contadora, compõe a Academia Interamericana de Contabilidade , como representante do Brasil, e é conselheira do Conselho Federal de Contabilidade.

Agenda do Boi Manaus

Neste sábado (23), a partir das 20 horas, no Sambódromo, diversos levantadores de toadas vão se apresentar, como parte das comemorações do aniversário de Manaus, a ser comemorado amanhã (24). Entre as atrações desse sábado, vão estar: Batucada do Garantido, Sebastião Jr, Prince do Caprichoso, Márcia Siqueira, Edmundo Oran e Fabio Casagrande, entre outros.

Vacinação hoje

A Prefeitura de Manaus vai abrir hoje (23), 14 pontos de vacinação contra a Covid-19, com a primeira, segunda e terceira doses. Os cinco pontos estratégicos – sambódromo, Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, shopping Phelippe Daou, Studio 5 Centro de Convenções e Clube do Trabalhador do Sesi -, atenderão das 9h às 16h. As oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de horário ampliado, mais a clínica da família Carmen Nicolau, funcionarão das 8h às 12h.

Burocracia ambiental atrapalha nova empresa

A Steel BR, uma grande empresa nacional do ramo metalúrgico anunciou sua vinda para Manaus, no próximo ano e deve entrar em operação por volta de maio. A Steel tinha interesse de começar a operar ainda este ano, mas esbarrou em entraves ambientais exigidos pelos órgãos do setor.

Atem envia nota de esclarecimento

A Distribuidora Atem de combustíveis enviou ao Portal ÚNICO, nota de esclarecimento:

“As acusações de prática de cartel contra a Atem sempre tiveram e tem motivação comercial e política. Sobre essas denúncias, a Atem passou por uma CPI da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na qual foi totalmente isenta.

Sobre a ação na Justiça Federal e preço de aquisição da Refinaria:


A ação é contra a Petrobras. A Atem não faz parte da ação.


A Atem ofereceu o melhor preço dentro de processo competitivo amplo e transparente, promovido pela Petrobras. O processo competitivo ocorreu dentro dos mais rigorosos parâmetros legais e melhores práticas de mercado, contando com a participação de múltiplos interessados, foi conduzido por renomados assessores jurídicos e financeiros e chancelado por diversos órgãos de controle internos e da Administração Publica.

Sobre a isenção fiscal:


Informamos que a Atem está enquadrada nas disposições do decreto-lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967 por viabilizar a alternativa de importação de combustíveis para o abastecimento da Zona Franca de Manaus.


Referido decreto constitui importante incentivo regional, a ampla gama de setores, a todos os agentes que viabilizam a importação como alternativa de abastecimento a Zona Franca de Manaus. Diversas outras empresas aqui sediadas e que abastecem a Zona Franca de Manaus usufruem de benefício similar.


Referido direito foi assegurado por decisão judicial obtida pela Atem na Justiça Federal, já foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal (TRF) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Várias outras importadoras de combustíveis também recorreram ao Judiciário, sendo que obtiveram sentenças definitivas garantindo o direito à isenção.


Não obstante as disposições do Decreto acima citado, a importadora ligada ao Grupo Atem é a terceira maior contribuinte do Estado do Amazonas. A empresa recolhe regularmente todos os impostos concernentes a suas operações. Apenas em 2020, recolheu 630 milhões de reais em tributos.


A Amazônia Energia é uma empresa do Grupo Atem. O Grupo Atem gera cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos e está presente em 9 estados do Brasil, possuindo mais de 300 postos franqueados, 5 bases de distribuição ativas, 4 bases em construção e mais de 2.000 clientes ativos, movimentando um total de mais de 2 bilhões de litros de combustíveis por ano. Além da Distribuidora Atem, o Grupo é composto por diversas sociedades no ramo de combustíveis, logística rodoviária e fluvial e construção naval, entre outras.

Atualizado em 25 de Outubro de 2021

Siga o portal ÚNICO:

Facebook: Facebook.com/portalunico.com

Instagram: portalunico

Twitter: @portalunico

Fale com a gente:

Solange Elias (EDITORA) (92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL) (92) 99167-0515

CEO: Cláudio Barboza (92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *