PRIMEIRA MÃO

Veja quem é o coringa do prefeito David Almeida para as eleições do próximo ano

Deputado Cidade diz que parlamento é importante para mudar a vida das pessoas

Começa nesta sexta-feira (22) o Boi Manaus

Briga judicial entre Samel e O Globo tem novos capítulos

Ministério Público vai lutar para derrubar a PEC da Vingança inteira

Em webnar da FGV, empresários defendem mais investimentos na Zona Franca

Reclamações contra cortes de energia triplicaram durante a pandemia

David tem Coringa para 2022

O secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, é o nome que o prefeito David Almeida tem no bolso para eventuais movimentos em relação às eleições do próximo ano. Sabá é o coringa do prefeito. Tanto pode ser indicado como vice numa eventual composição com outros partidos ou até mesmo sair numa cabeça de chapa para o governo.

Relações próximas

Sabá e David intensificaram uma parceria a partir de 2017, quando David assumiu temporariamente o governo. Estiveram juntos nas campanhas para governo em 2018 e na vitória em 2020 para a prefeitura. Sabá tem sete mandatos de deputado estadual, foi vereador, exerceu cargos executivos e tem boa exposição pública.

Agenda do aniversário de Manaus

Começa nesta sexta-feira, às 19h, as apresentações de levantadores de toada e cantores de outros ritmos no Sambódromo, em comemoração ao aniversário de Manaus, que acontece dia 24. Em dois palcos, cantores como David Assayag, Arlindo Neto e Banda Templos, vão se revezar até as 3 da madrugada. A programação seguirá até domingo. Para ter acesso ao local é necessário fazer agendamento no site da Secretaria de Cultura do Estado. O evento é uma parceria entre prefeitura e governo estadual.

Mais de 400 vereadores no Fórum

Na abertura do 1º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (PV), afirmou que o foco principal é aprimorar a atuação dos vereadores dos municípios do interior. Mais de 400 vereadores do estado estão participando do encontro, que se encerra hoje (22).

Entre os melhores

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) está entre os melhores parlamentares da Câmara do ano de 2021, segundo premiação do site Congresso em Foco, que aconteceu ontem à noite, em Brasília. Ramos tem sido o “queridinho” da mídia nacional, desde que assumiu a vice-presidência da Câmara e sua atuação sempre chama atenção.

O Globo ataca

A disputa entre o jornal O Globo e o Grupo Samel, que acontece na Justiça, ganhou novos capítulos ontem, com mais um troca de farpas entre os dois. De um lado, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgaram nota de repúdio contra a decisão do juiz Manuel Amaro de Lima, da 3ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho do Amazonas, censurando textos do jornal que falam sobre os estudos com proxalutamida para o tratamento da Covid-19. O jornal nem cita o nome da Samel, diz apenas “uma rede de saúde privada”, porque está proibido de publicar qualquer coisa relativa ao grupo hospitalar.

Samel rebate

Por sua vez, o grupo Samel publicou em sites e jornais uma nota oficial sobre o citado estudo afirmando que O Globo usa de má-fé envolvendo o nome da empresa, uma vez que nos hospitais da rede não houve nenhuma morte ligada a essa pesquisa. “As mortes ocorreram em outros hospitais, que nada têm a ver com a Samel”, afirma a nota. Além disso, “todo e qualquer resultado verificado em outras cidades e unidades hospitalares que não integram a rede Samel é de inteira responsabilidade dos pesquisadores e da entidade norte-americana” que comandou o estudo, completa.

MPs voltam ao tatame

A vice-presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), promotora Christiane Dolzany, disse ao ÚNICO que, depois da rejeição em plenário a PEC 005/2021, a chamada “PEC da Vingança”, procuradores e promotores de todo o país recomeçam o trabalho de derrubar o projeto inteiro. “Vamos continuar nos posicionando contra o projeto original da PEC e buscar o diálogo com os parlamentares a respeito da inviabilidade da aprovação desse projeto”, disse ela. Paralelamente, “Vamos mobilizar toda sociedade, a imprensa e articulações, para mostrar conscientizar do retrocesso que é essa PEC”, completou.

Zona Franca é a terceira

O presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, Marcos Fermanian, destacou, durante webnar promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que “todo o país tem a ganhar” com a Zona Franca de Manaus. “Basta lembrar que as indústrias lá instaladas respondem por 34,3% do PIB do Amazonas, que está em terceiro lugar na sustentação do PIB nacional, atrás apenas de São Paulo e do Rio”.

Potencial da bioeconomia

Comandando uma associação cujos integrantes brigam entre si, a dos refrigerantes, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), Victor Bicca Neto, apontou que a Zona Franca ainda tem um potencial enorme de diversificação na bioeconomia, nas possibilidades imensas de exploração da produção local de frutas e manufatura dos minérios da região. Bicca Neto cobrou investimento e segurança jurídica para o desenvolvimento desses segmentos. “Temos de resolver essa questão de uma vez por todas. Estamos perdendo investimentos com tanta falta de ordenamento jurídico, com tantas mudanças em normas e leis”, disse ele,

Buriti facilita o plástico

E o presidente da Eletros, o amazonense José Jorge Nascimento Júnior, destacou a riqueza natural da região. “O buriti, fruta típica da região, além de doce e compota também produz um óleo excepcional para melhoria do processo fabril do plástico”, disse Nascimento, lamentando que o Brasil exporte o minério de ferro em pelotas em vez de investir na indústria de transformação e exportar o produto já manufaturado em aço, por exemplo. “Daí a importância e a urgência de mais investimentos em pesquisas para o uso industrial das riquezas da região”, afirmou.

Cortes de energia irregulares

A CPI da Amazonas Energia registrou ontem que o número de reclamações contra a concessionária simplesmente triplicou durante a pandemia. Ela ouviu o diretor-presidente do Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM), Jalil Faxe, que contou que de março de 2020 a 15 de outubro de 2021, o Procon-AM registrou 8.177 reclamações em seus canais oficiais, tornando a Amazonas Energia a mais reclamada, no período de sua gestão à frente do órgão. Na semana que vem, quem deve ser chamado será a Defensoria Pública do Amazonas.

Siga o portal ÚNICO:

Facebook: Facebook.com/portalunico.com

Instagram: portalunico

Twitter: @portalunico

Fale com a gente:

Solange Elias (EDITORA) (92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL) (92) 99167-0515

CEO: Cláudio Barboza (92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *