PRIMEIRA MÃO

Conversa de Lula com Eduardo Braga coloca Praciano na linha de frente para ser o vice, mas há alternativas

Eduardo Braga e Lula se encontraram nesta terça-feira para alinhar aliança entre PT e MDB nas eleições deste ano

Estudantes e professores à beira de uma crise de nervos no Campus da Ufam

Prato que reúne culinária amazonense e paraense conquista prêmio nacional

Covid-19 se alastra, autoridades estão em alerta, mas busca pela vacinação é pequena

David Almeida reajusta salários dos conselheiros tutelares de Manaus

Bairro do Alvorada declara guerra à Amazonas Energia

Preços da gasolina variam muito nos postos de Manaus

Navegadores trocam tiros com piratas no rio Madeira

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único

Eduardo Braga nos braços de Lula

O Senador Eduardo Braga postou ontem (12) logo após encontro com Lula: “Conversa muito produtiva com o ex-presidente Lula, hoje à tarde, sobre a aliança no Amazonas. Acertamos uma reunião na próxima segunda-feira, em São Paulo, com as lideranças do MDB de dez estados que estão apoiando o candidato do PT”.

A escalação de Praciano

A conversa de Eduardo e Lula aumenta as chances do ex-deputado Praciano ser escalado para ser o vice do senador, numa composição de chapa MDB e PT para disputar o governo estadual. Praciano, que é pré-candidato a deputado estadual, tem mantido uma agenda constante em bairros de Manaus e além do potencial de votos, é uma pessoa que tem muito trânsito até dentro de outros partidos, onde amigavelmente é chamado de “Praça”.

Alternativa

Há conversas em andamento para que essa composição com Eduardo Braga possa envolver o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), pré-candidato ao governo. Nas últimas horas, essa alternativa passou a ser trabalhada para uma composição de chapa majoritária.

O Medo dentro do Campus

O ÚNICO recebeu uma foto (anexada ao final da coluna) de ontem (12) às 21h, que expõe a situação de escuridão total no estacionamento da Faculdade de Estudos Sociais, no Campus da Universidade Federal do Amazonas. Estudantes e professores contam que a situação é extremamente perigosa para quem é obrigado a frequentar o local durante a noite.

Comida amazonense e paraense

Uma família que se define como “paranauara” (paraense e manauara) lançou o “x-tudo paraense”, um prato que “abocanhou” o primeiro lugar nacional na 16ª edição da Premiação Brasil Sabor; seletiva em que personalidades, jornalistas, influencers e formadores de opinião de todo o Brasil experimentam pratos da culinária local. A receita premiada – que leva caranguejo; farofa de camarão com banana; arroz, jambu e tucupi, vatapá e camarão ao alho e óleo – é o carro-chefe da Casa Paraense, comandada há quatro anos pelo amazonense Mauro Tiago e pela mãe dele, a paraense Zuleide Nogueira.

Vacina tem, falta gente!

Apesar dos alertas das autoridades da Saúde em todo o Estado sobre a nova onda da Covid-19 que está tomando conta dos municípios amazonenses (de forma fraca, por conta da vacinação), ainda não há busca suficiente pelas vacinas, para que o ciclo vacinal seja completado. A constatação é do secretário municipal de Saúde de Manaus, médico Djalma Coelho. Ele apontou que a busca até aumentou, “mas a movimentação nas estações de vacinação precisa ser maior”.

Municípios em alerta

Para quem não acredita, em Rio Preto da Eva o uso das máscaras volta a ser obrigatório em qualquer ambiente fechado e, em Presidente Figueiredo, uma unidade hospitalar específica para síndromes respiratórias que estava fechada, já foi reaberta.

Mais pontos de vacinação

Para se ter uma ideia, a Prefeitura de Manaus ampliou para 86 os pontos de vacinação contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (13) incluindo uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mauazinho, a UBSF S-07, no bairro de Aparecida e o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Dr. Afrânio Soares, no Parque 10 de Novembro. Continuam valendo os pontos do Sambódromo, Studio 5 e Shopping Philippe Daou.

Conselheiros tutelares

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta terça-feira (12), a mensagem que será encaminhada à Câmara Municipal de Manaus (CMM), que garante reajuste, após 14 anos, do salário dos conselheiros tutelares municipais. Caso aprovado, o salário-base da classe passa a ser R$ 4.003,04, valor que passará a ser pago a partir do mês de agosto.

Alta tensão

Um novo confronto registrado nesta terça-feira no bairro do Alvorada – o terceiro desde o início do ano – quando os moradores impediram que trabalhadores da Amazonas Energia entrassem nas ruas para fazer seu trabalho, demonstram um perigoso grau de saturação e intolerância de ambos os lados. A concessionária diz que só foi fazer manutenção nos postes, já que está impedida pela Justiça, de instalar os novos medidores eletrônicos. E os moradores – já cansados pagar muito pela energia elétrica – não podem nem ver um carro identificado, que já pensam em barricadas e protestos. Alguém precisa avaliar isso.

Postos cobram o que querem

Sugestão ao Procon-AM: fazer uma varredura nos postos de combustíveis de Manaus, que estão cobrando preços muito variados em relação à gasolina, cujo ICMS foi reduzido. Há postos que sequer baixaram os preços, embolsando a diferença.

Tiroteio no rio

É gravíssima também a situação da navegação de cargas na Amazônia. Não bastassem os preços altíssimos do diesel, as embarcações estão enfrentando cada vez mais os piratas de rio, que miram preferencialmente nas barcaças de combustível. Foi o caso do empurrador fluvial Cuiabá 10, da empresa Nave Amazônia Navegação Ltda, que foi atacado no rio Madeira, nesta segunda, transportando 8 milhões de litros de combustível para Porto Velho, em Rondônia. A embarcação tinha guarda armada e respondeu a tiros a abordagem, impedindo o roubo. Ainda ontem os armadores estavam em reunião com as distribuidoras para analisar essa situação.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *