PRIMEIRA MÃO

O outsider que pode ser o vice de Wilson Lima

Parintins
Em Parintins, no final do mês passado, David, Wilson e Tadeu de Souza, posaram para fotos juntos, durante o festival

Pré-candidato do União Brasil a presidente desembarca em Manaus

Salário mínimo não tem vez nas diretrizes de Bolsonaro, diz deputado

A poluição aérea que atinge bairro nobre de Manaus

Semáforos inteligentes começarão a ser implantados no Adrianópolis

Liberada a passagem nas alças inferiores da Ponte dos Bilhares

Energia elétrica vai baixar, mas muito pouco no Amazonas

Empresa da Zona Franca alcança 100% de uso de energia renovável

Gigante do varejo do Amazonas investe na bioeconomia

Comissão de Defesa do Consumidor vai fiscalizar os preços da gasolina na capital e no interior

Sambódromo encerra atividade como ponto de vacinação

Ministério Público Federal coloca lupa sobre garimpo nos rios da Amazônia

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único

Corrida pela cadeira de vice

Tadeu de Souza é procurador concursado do Estado e está licenciado da função de secretário da Casa Civil da Prefeitura de Manaus. Ele é um dos nomes que o prefeito David Almeida (Avante) avalia para indicar a vice na composição da chapa majoritária com Wilson Lima, para disputar o governo nas eleições deste ano. Tadeu é considerado um outsider no meio político, ou seja, alguém de outro cenário, mas que começa a circular com desenvoltura nesse ambiente.

Um bom articulador

Alguns políticos de carreira avaliaram, a pedido do ÚNICO, o perfil de Tadeu Souza. Conclusão: é um ótimo articulador, discreto, sabe ouvir e resolver problemas, além de grande qualificação técnica e facilidade de conquistar seguidores. Tadeu faz parte de um grupo que cresceu ao lado do prefeito David Almeida, embalado por sonhos de ocupar espaços no cenário político do Amazonas. A indicação de David vai acontecer no final do mês. Além de Tadeu, estão cotados os ex-secretários municipais Sabá Reis e Shádia Fraxe.

Pré-candidato a presidente em Manaus

O presidente nacional do União Brasil e pré-candidato à presidência do Brasil, o deputado federal Luciano Bivar, estará em Manaus nesta quinta-feira (14). Ele participará da posse do diretório da União Mulher municipal e estadual, que irá acontecer às 18h, no Teatro Manauara.

Salário mínimo fica de fora

Ao comentar a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União no Congresso Nacional, o deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) apontou: o governo Bolsonaro “deixou de fora o aumento real do salário mínimo” mais uma vez. Geralmente, a prática dos governantes da ocasião é só corrigir o salário, não aumentar. Nos últimos três anos, não houve nenhum ganho real acima da inflação.

Poluição aérea em Manaus

Em diversos pontos de Manaus, a quantidade de fios de um poste a outro é um absurdo, criando vários tipo de problemas. Mas no tradicional Vieiralves, a situação chegou a tal ponto que os comerciantes recorreram ao vereador Rodrigues Guedes para que levasse a situação à Câmara. Guedes conseguiu aprovar um requerimento, a fim de discutir sobre as fiações que representam riscos constantes com fios que por vários motivos terminam quebrando e atingindo veículos e pessoas. (No final da coluna há uma imagem enviada por leitor sobre esse cenário).

Semáforos inteligentes

Em outro bairro nobre, o Adrianópolis, vai começar a implantação dos primeiros semáforos inteligentes dos 50 anunciados pelo prefeito David Almeida. Esses equipamentos avaliam a quantidade e o fluxo de veículos e, a partir daí, acionam a luz verde para passagem dos veículos. Também têm sensores para distinguir ônibus e ambulâncias para que tenham prioridade.

Bilhares tem pista liberada

Estão abertas para tráfego normal, a partir de hoje, as alças inferiores da ponte do Parque dos Bilhares, que foram fechadas com a subida das águas do igarapé do Mindu, com a cheia severa deste ano. Com a descida das águas, a Semulsp já lavou as vias e os bloqueios foram retirados.

Energia elétrica mais barata?

O Ministério de Minas e Energia está apostando em uma redução média de 19,5% nas contas de luz residenciais nos próximos dias. Mas o amazonense pode tirar o cavalinho da chuva que a previsão para o Estado é uma das menores do país: a queda deverá ser de apenas 6,3%. No Maranhão haverá redução de 32,1%.

Energia alternativa

Falando em energia elétrica, a Whirlpool, fabricantes de eletrodomésticos da Zona Franca de Manaus, conseguiu fechar 100% de utilização de energia renovável, em sua unidade de Manaus. Isso significa que não recebe mais de fontes poluentes, como as termelétricas, mas de fontes renováveis como hidrelétrica, eólica, solar, etc. A Whirlpool já recebeu seu certificado internacional de energia renovável (International Renewable Energy Certification Standard).

Bemol na bioeconomia

Denis e Ilana Minev, donos da Bemol, estão investindo forte na bioeconomia. Ambos participam do recém-criado Fundo de Floresta e Clima, um braço filantrópico da mineradora Vale do Rio Doce (agora só Vale), que financia projetos de exploração de produtos amazônicos para a saúde.

Postos na mira da CDC

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/Aleam), já anunciou que vai fiscalizar os postos de combustíveis da capital e do interior do Estado, para conferir a redução dos valores cobrados dos consumidores.

Sambódromo encerra vacinação

O Sambódromo não faz mais parte da rede de postos de vacinação contra a Covid-19 que a Prefeitura de Manaus está disponibilizando para a população. A atividade, que era temporária apenas para a mega vacinação, foi encerrada ontem. Segundo a Semsa, 13 mil pessoas passaram pelo local para atualizar o ciclo vacinal.

Garimpo nos rios

O Ministério Público Federal do Amazonas abriu procedimento para investigar as novas denúncias de retorno das balsas de garimpeiros para as calhas dos rios da Amazônia. Com a descida das águas, os garimpeiros veem mais facilidade de encontrar ouro de aluvião (do leito do rio). O Greenpeace está denunciando que em Borba já se encontram balsas e dragas. Mas o Vale do Javari, lugar onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips foram assassinados, é um dos mais atingidos. Inclusive, quando morreu, Bruno fazia um mapeamento de garimpo ilegal na região.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *