PRIMEIRA MÃO

Amazonas em estado de emergência

Amazonas em estado de emergência
O governador Wilson Lima (PSC) finalmente decretou Estado de Emergência na saúde do Amazonas por 120 dias. Com isso, o Estado ganha mobilidade para enfrentar a pandemia de coronavírus com dispensa de licitação para compra de equipamentos, materiais e medicamentos.

O governador Wilson Lima (PSC) finalmente decretou Estado de Emergência na saúde do Amazonas por 120 dias. Com isso, o Estado ganha mobilidade para enfrentar a pandemia de coronavírus com dispensa de licitação para compra de equipamentos, materiais e medicamentos. Permite também ao Estado contratar temporariamente profissionais de saúde para atender a demanda crescente por conta do aumento da demanda nas unidades de saúde estaduais. As férias dos profissionais de saúde foram suspensas por 60 dias.

✅ Cuidado nos ônibus

Além de suspender as aulas nas escolas municipais, o prefeito Arthur Neto (PSDB) recomendou que as empresas de ônibus passem a fazer uma higienização permanente nos seus veículos.

✅ Números no Amazonas

O Amazonas tem hoje 5 casos suspeitos em investigação, 1 caso confirmado e 27 casos suspeitos descartados, segundo o último boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) divulgado na manhã desta terça-feira (17/3). No Brasil já são 299 casos confirmados de Covid-19.

✅ Escolas e Universidades

A suspensão por 15 dias das aulas das escolas municipais, estaduais e das universidades públicas e privadas, além dos cancelamentos de eventos públicos e das restrições dos atendimentos em órgãos públicos são medidas que podem dar um freio no registro de novos casos não só do Covid-19, mas também das síndromes respiratórias agudas graves, que mataram mais de 30 amazonenses nos últimos quatro meses, e do sarampo, que recrudesceu este ano com quatro casos confirmados.

Sindicato Orienta

O Sindicato das escolas particulares do Amazonas (SINEP) divulgou nota recomendando a suspensão das atividades escolares pelo período de 15 dias, acompanhando assim a rede pública de ensino.

✅ Profissionais temem contágio

Os profissionais de saúde do Amazonas estão com medo diante da falta de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e o aumento de pacientes suspeitos de Covid-19 que estão chegando nos hospitais e postos de saúde. Na linha de frente do combate à Covid-19, os profissionais de saúde já sentem o impacto da epidemia. Temem não só a falta de condições para atender aos doentes, mas a possibilidade de serem infectados. No Rio de Janeiro, por exemplo, muitos dos casos positivos, inclusive os mais graves, são médicos.

✅ Pré-candidatos imobilizados

A pandemia de coronavírus vai imobiliz os pré-candidatos à Prefeitura de Manaus e à Câmara Municipal que vão ter que suspender as reuniões nos bairros e evitar os contatos diretos com os eleitores. O período de pré-campanha deve ser comprometido.

✅ Ameaça de desemprego

Na área econômica, o impacto da pandemia de Covid-19 é assustador. 2020 já é considerado um ano perdido e as consequências, como desemprego, falências de empresas, tendem a se agravar. A recessão hoje já é admitida pelas grandes nações e o dólar no Brasil a cinco reais

✅ Saullo julgado hoje

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas julga hoje pedido de cassação do mandato do deputado estadual Saullo Vianna, recém filiado ao PTB. O pedido de cassação por infidelidade partidária foi feito pelo Cidadania, partido pro qual Saullo Vianna foi eleito. Saullo está confiante de que será absolvido.

✅ Novenas estão mantidas

A tradicional novena de N.S.P.Socorro, no Santuário de Aparecida vão acontecer nesta terça-feira (17/03), mas não haverá benção individual com imposição das mãos, segundo informou a coordenação da igreja.

✅ Escolas particulares


Algumas escolas particulares também vão suspender as aulas essa semana. Entre elas o Centro Educacional Adalberto Vale.

✅ Gel para carentes

A vereadora Mirtes Sales apresentou ofício, propondo que a prefeitura distribua álcool gel para pessoas carentes.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *