PRIMEIRA MÃO

Amazonenses ignoram risco do coronavírus

Amazonenses ignoram risco do coronavírus
Com três casos confirmados de covid-19, cinco casos suspeitos ainda em investigação no Amazonas e tendo o País como um todo mais de 300 casos confirmados e outros 8 mil em investigação, os amazonenses estão minimizando os riscos do coronavírus.

Com três casos confirmados de covid-19, cinco casos suspeitos ainda em investigação no Amazonas e tendo o País como um todo mais de 300 casos confirmados e outros 8 mil em investigação, os amazonenses estão minimizando os riscos do coronavírus. As fábricas do Polo Industrial continuam trabalhando normalmente, o comércio e as empresas de serviços mantém as atividades, muitas escolas particulares mantém suas aulas, o transporte coletivo continua operando normalmente como o país não enfrentasse uma pandemia do novo coronavírus. Poucos mudaram sua rotina.

✅ Mudanças de comportamento

O mesmo comportamento está mudando lentamente no restante do País. Diante disso, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, prevê que o País enfrente três meses de “muito estresse” com os números crescendo em ritmo acelerado em abril, maio e junho. Especialistas alertam que os números no Brasil, no 20º. dia após o registro do primeiro caso, estão evoluindo mais rápido que na Itália, onde os números de casos explodiram e contabiliza mais de 2,5 mil mortes.

✅ Arthur Neto se antecipa

O prefeito Arthur Neto se antecipou ao decretado Estado de Emergência em Manaus. Escolas particulares estão fechadas, agenda cultural da Ponta Negra idem, além da flexibilização para funcionários acima de 60 anos trabalhar em casa, ampliação do horário de atendimento nas UBs, entre outras são algumas das medidas em andamento pela prefeitura.

✅ Josué Neto propõe alternativas

O presidente da Aleam, Josué Neto (sem partido) propôs projetos para o Governo do Amazonas zerar o ICMS sobre produtos de prevenção ao coronavírus, como álcool em gel, luvas e máscaras de proteção, e impedir que enquanto durar a pandemia as concessionárias de água e energia não cortem o fornecimento para consumidores em atraso. Josué tomou medidas para ajudar na contenção da doença na área que lhe compete.

✅ Caso do vice-reitor

A notícia de que o vice-reitor da UFAM, professor e médico Jacob Cohen, testou positivo para o coronavírus chegou ao conhecimento público antes mesmo da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-Am) tomar conhecimento oficial. Isso irritou as autoridades de saúde que estão à frente do controle da doença no Amazonas. Apesar do vice-reitor dizer que está na fase final da doença, até hoje seu caso não consta nos números oficiais dos casos de coronavírus. A vigilância não sabe quantas e quais pessoas o vice-reitor se relacionou antes de saber que era portador do vírus e fez o isolamento domiciliar.

✅ Governador cancela visita de turistas

O governador Wilson Lima determinou que os 680 passageiros do Transatlântico Amera, que chega hoje a Manaus permaneçam no barco,como medida preventiva de contenção ao coronavírus.

✅ Alfredo cancela reuniões

O pré-candidato a prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento (PL) cancelou as reuniões que vinha realizando diariamente nos bairros de Manaus. Ele, como presidente do partido no Amazonas, soltou nota comunicando que as atividades do partido estariam suspensas a partir de hoje.

✅ Saullo Vianna comemora

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas seguindo parecer do Ministério Público julgou por unanimidade (6 votos a 0) improcedente o pedido de cassação de mandato do deputado estadual Saullo Vianna, recém filiado ao PTB. A ação foi interposta pelo partido Cidadania, pelo qual Saullo Vianna foi eleito e expulso acusado de infidelidade partidária. Saullo é o nome cotado pelo PTB para disputar a Prefeitura de Manaus.

✅ Thury vai presidir o TER

Em sessão realizada terça-feira (17/3) o pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas escolheu os nomes dos desembargadores Aristóteles Lima Thury e Jorge Manoel Lopes Lins para atuar como titulares do Tribunal Regional Eleitoral em vagas destinadas à classe dos magistrados/desembargadores. Nesta quinta-feira (19/3) o TRE vai escolher sua nova direção. O desembargador Aristóteles Thievy deve ser eleito o novo presidente do TRE e Jorge Lins o vice para o biênio 2020-2022.

✅ Calamidade Pública

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) marcou para hoje a votação do secreto que instaura o estado de calamidade pública no Brasil por conta da pandemia de coronavírus.

✅ Novo Horário de shopping

O shopping Manauara terá novo horário a partir desta quarta-feira (18). Funcionará das 12 às 20hs. O Supermercado Pátio Gourmet eliminou o uso da cancela para motoristas acessarem o estacionamento.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *