PRIMEIRA MÃO

Wilson Lima endurece discurso e sobe o tom sobre a gestão dos rios da Amazônia

Wilson Lima defende ações federais para proteger os rios da Amazônia (Foto: Divulgação)

Quatro ministros de Lula estiveram em Manaus em dois dias

Carol Braz arruma as malas para formalizar ingresso no MDB de Braga

Tribunal de Justiça abre a semana com Mutirão do Júri que quer julgar 900 processos

Empresa dos Estados Unidos usa nota frias para legalizar ouro de terras indígenas

Samuel Hanan fala sobre o Amazonas e ex-senador Bernardo Cabral

Câmara Municipal vota projeto contra instalação de medidores aéreos nesta segunda

Amazonas inaugura voo direto para Bogotá, na Colômbia

Vacinação contra Influenza começa nesta segunda; Covid-19 terá 75 postos de imunização

Hoje tem apresentação gratuita da Amazonas Band no Teatro Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

O tom do discurso do governador Wilson Lima

O governador Wilson Lima está convicto de que é preciso agir com rigor a fim de garantir a preservação dos rios da Amazônia e os de países fronteiriços que se interligam com esses corredores de água. Wilson entende que é necessária uma ação do governo federal a fim de que sejam possíveis os avanços nesse cenário. Esse foi o recado do governador em reuniões temáticas que ele participou na conferência da ONU, semana passada.

Ministros em Manaus

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Waldez Góes, da Integração, estiveram no domingo (26) em Manaus, a fim de colocar o governo federal em ação contra os danos da chuva de sábado (25). Na sexta-feira, o ministro das Cidades, Jader Filho, participou do Fórum da Construção Civil na capital amazonense. No mesmo dia, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, presidiu a reunião do Conselho de Administração da Suframa.

Carol Braz em nova casa

Conforme o ÚNICO anunciou em primeira mão, a defensora pública Carol Braz está indo para o MDB, do senador Eduardo Braga. Nos próximos dias vão definir as formalidades do processo.

Julgamentos em mutirão

O Tribunal de Justiça do Amazonas realiza hoje (27), às 8h30, no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis -, a cerimônia de abertura do primeiro “Mutirão do Júri” de 2023, que se estenderá até 31 de julho deste ano, com foco em processos de longa tramitação que tratam de crimes contra a vida, incluindo casos de feminicídio. A meta é julgar em torno de 900 processos, entre capital e interior do Estado.

O desvio do ouro indígena

Uma empresa norte-americana, de acordo com a Polícia Federal, está por trás das quadrilhas que contrabandeiam ouro extraído de garimpos ilegais na Amazônia, inclusive envolvendo a Terra Indígena Vale do Javari. Usando notas frias para “esquentar” o negócio, as atividades ilegais faturaram R$ 4 bilhões entre 2020 e 2022, o que corresponde a 13 toneladas de ouro.

Homenagem a Bernardo Cabral

O ex-vice-governador do Amazonas, Samuel Hanan, fará palestra nesta segunda-feira (27), às 16h, no auditório da Faculdade Santa Teresa, sobre o tema “Amazonas, expressão econômica e pobreza”. O evento é da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas e faz parte das celebrações de 91 anos do ex-senador Bernardo Cabral, ex-presidente nacional da OAB e relator da Constituinte de 1988.

Votação na Câmara Municipal

Está confirmada para esta segunda-feira (27) a votação final do Projeto de Lei nº 375/2022 do vereador Caio André (PSC), que proíbe a instalação de medidores aéreos na capital. A aprovação é previsível. Depois, o projeto segue para sanção do prefeito.

Voo para a Colômbia

O governo do Amazonas, a Avianca Airlines e a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia inauguraram, no domingo à noite, a nova rota aérea Manaus – Bogotá, na Colômbia. A rota terá quatro voos semanais com capacidade para até 180 passageiros em cada aeronave da família A320. A meta é expandir o turismo entre os dois países.

Vacinação

A Prefeitura de Manaus lança nesta segunda-feira (27) a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, para imunizar 17 grupos prioritários contra esse tipo de gripe. E, nesta semana, Manaus terá 75 pontos de vacinação contra a Covid-19, para o público em geral.

Amazonas Band

A Amazonas Band realiza uma apresentação, no Teatro Amazonas, nesta segunda-feira (27), com uma seleção de músicas que inclui hits de samba, bossa nova, tropicália e jazz. O show começa às 20h e tem entrada gratuita.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *