PRIMEIRA MÃO

Moro oferece a força nacional, mas Wilson recusa

Moro oferece a força nacional, mas Wilson recusa

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, reconheceu o caos na segurança pública no Amazonas, que vem enfrentando uma guerra aberta entre duas facções criminosas, e ofereceu ao governador Wilson Lima o emprego da força nacional de segurança, mas o governador recusou. Wilson justificou que o seu Governo vem adotando todas as medidas necessárias para manter o controle da situação e, por hora, não é necessária a presença da força nacional em Manaus e nem a transferência de criminosos amazonenses para presídios federais.

✅ Raio X nos presídios

 Após reunião entre o ministro e o governador, ficou acertada a vinda uma equipe de Moro ainda nesta quarta-feira (12) para reforçar as vistorias nas unidades prisionais, como se os problemas estivessem nos presídios e não nos bairros da cidade. O encontro do governador com o ministro foi na terça-feira (11) em Brasília.

✅ Base Anzol será reativada

Outra decisão do ministro Sérgio Moro comunicada ao governador Wilson Lima foi à reativação da base Anzol, da Polícia Federal, no alto rio Solimões, na região da tríplice fronteira com Colômbia e Peru. Em contrapartida, o Governo do Amazonas vai implantar a Base Arpão, no Médio Solimões, que terá a participação de agentes federais.

✅ Conselho da Amazônia sem governadores

O presidente Bolsonaro assinou na terça-feira (11) o decreto de criação do Conselho da Amazônia, excluindo a participação de governadores da região e representantes da sociedade civil. O Conselho se propõe a ser o início de uma nova etapa de política ambiental do Governo Federal, agora sob o comando do vice-presidente Hamilton Mourão.  Os vetores que irão orientar os trabalhos do conselho são “proteger, preservar e desenvolver a Amazônia”, segundo Mourão.

✅ Dermilson a um passo do Podemos

O deputado estadual Dermilson Chagas, expulso do Partido Progressistas, sob acusação de infidelidade partidária por fazer oposição ao Governo Wilson Lima, está a um passo do Podemos, presidido no Amazonas pelo deputado Wilker Barreto. Dermilson disse ao Portal Único que sua expulsão foi uma retaliação por denunciar irregularidades na administração estadual e que continuará fiscalizando as ações do Governo. 

✅ Governadores dizem não ao ICMS zero

O Fórum dos Governadores realizado, terça-feira (11), em Brasília, decidiu, por maioria de votos, que zerar o ICMS dos combustíveis é inviável. A proposta foi apresentada como desafio feito pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada.

✅ Enfermeiros intensivistas

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) iniciou terça-feira (11) e conclui em março a substituição de 98 profissionais do Instituto dos Enfermeiros Intensivistas do Amazonas (Ieti) por funcionários da empresa Manaós, que ganhou o pregão eletrônico mas não apresentou comprovação de que seus técnicos tem qualificação para atuar como enfermeiros de UTIs.

✅ Risco de morte nas UTIs

A substituição foi autorizada por liminar concedida pelo desembargador João Simões. O Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) publicou nota alertando autoridades nacionais e internacionais para o “altíssimo risco de morte nas UTIs com a substituição dos enfermeiros”.

⚠ LINHA DIRETA

🚨 A Prefeitura de Manaus lança nesta quarta-feira, (12), o projeto “Protetores do Amanhã”, com o curso de Agente Ambiental Mirim para os alunos que fazem parte das Ocas do Conhecimento.

🚨 Há mais de dois meses faltam remédios controlados, Diazepan, e Amitiprilina entre outros, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Erunepé e nas farmácias das policlínicas Gilberto Mestrinho e Codajás, do governo do Estado    

🚨 Nesta quinta-feira, (13), a Prefeitura de Manaus lançará o HeyGas, um aplicativo que fornece informações reais sobre preços de combustíveis em Manaus.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *