PRIMEIRA MÃO

Manaus vive noite de terror na segurança pública

Manaus vive noite de terror na segurança pública

A cidade de Manaus foi tomada pelo Comando Vermelho, facção criminosa do Rio de Janeiro que está em guerra com a Família do Norte, facção amazonense que até então dominava o tráfico no Amazonas. Depois de assumir o controle em várias áreas da Zona Norte, o C.V festejou com rajadas de fogos e tiros a ocupação de áreas da Compensa, zona Oeste. Várias execuções ao longo do dia foram registradas.

✅ Execução na estrada

 Uma chacina na região metropolitana entre Manaus e Presidente Figueiredo deixou quatro homens mortos. A ação foi realizada por pistoleiros. À tarde, dois homens foram executados, sendo um no Coroado e outro na redenção. O clima de guerra nas ruas se estendeu aos presídios, onde há ameaça de rebeliões. Na madrugada desta terça-feira (11) um preso foi morto dentro da cela após briga entre os detentos. Vários vídeos e áudios circularam nas redes sociais mostrando o clima de terror nas unidades prisionais.

✅ Gabinete de crise é instalado

Depois de o Amazonas bater recorde nos números de mortes violentas em janeiro – foram 117 mortes, a maior quantidade nos últimos 10 anos e de ameaças concretas de rebeliões e massacres nos presídios, o Governo do Amazonas decidiu criar um gabinete de crise para tentar se antecipar aos novos lances da guerra entre FDN e C.V.

✅ Onde vai funcionar

O Gabinete de Crise foi instalado ainda no início da noite, no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança. Estiveram presentes representantes de todas as forças de segurança pública estadual, do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) e da Defensoria Pública.

✅ Wilson está em Brasília

Como em toda as crises na sua administração, o governador Wilson Lima não está em Manaus. Ele cumpre agenda em Brasília, onde participa de um encontro de governadores. A criação do Gabinete de Crise foi comandada, como sempre, pelo governador em exercício Carlos Almeida Filho.

”Estamos nos antecipando e fazendo tudo que é preciso para resguardar a ordem nos presídios e a integridade da população”, disse Carlos Almeida.

✅ Segundo gabinete na gestão

Este é o segundo Gabinete de Crise criado no Governo Wilson Lima. O primeiro foi no massacre de maio, quando morreram 55 presidiários em Manaus. Como Wilson estava viajando, o gabinete foi instalado na época pelo governador em exercício, o presidente da Aleam, deputado Josué Neto.

✅ Josué livre, leve e solto

E por falar em Josué Neto, ele finalmente conseguiu a carta de alforria do PSD. Josué Neto anunciou na tarde de segunda-feira (10) sua desfiliação consensual do partido comandado no Amazonas pelo senador Omar Aziz. Com isso, Josué Neto não corre risco de perder o mandato por infidelidade partidária e restabelece as condições para se candidatar a prefeito de Manaus, pelo Aliança pelo Brasil, caso o partido do presidente Bolsonaro se oficialize até abril próximo.

✅ Arthur revela o poder da prefeitura

O prefeito Arthur Neto (PSDB) disse que a prefeitura tem R$ 1,3 bilhão para investir esse ano na capital, sem contar com os investimentos em saúde e educação. A declaração ocorreu na leitura da mensagem do executivo, na abertura do ano legislativo municipal, segunda-feira (10) na Câmara Municipal. Em 2 horas, Arthur expôs números da administração, falou dos avanços na educação e saúde, dando ênfase ao equilíbrio fiscal que “nos permite chegar nessas ótimas condições administrativas”, disse.

✅ LINHA DIRETA

🚨 A OAB/AM precisa encontrar uma solução no estacionamento que atende os advogados na rua São Salvador, próximo a Sefaz. O espaço está pequeno e carros ficam na rua atrapalhando o trânsito.

🚨 O Hope Bay Parque, localizado no bairro Tarumã, desde a fundação, joga água na rua que passa ao lado, destruindo a pavimentação.

🚨 Matéria do Portal Único sobre pesquisa do Inpa em relação à diabetes e câncer, bateu recordes de acesso em todas as plataformas.

🚨 Prefeitura realiza hoje (11) o tradicional “Acolhida”, no Parque Municipal do Idoso, para moradores e futuros moradores da Fundação Dr. Thomas


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *