PRIMEIRA MÃO

Dois Amazonenses já estão na faixa de largada na corrida pela cadeira de Bolsonaro

Arthur e Marcelo
Além do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), que tem manifestado bastante disposição para disputar uma indicação do seu partido como candidato a presidente da república

Prepare o bolso que a energia elétrica está bem mais cara

Protestos em Manaus e em cidades do interior contra Governo Bolsonaro

Câmara vai debater a redução do Imposto de Importação que prejudica a ZFM

Futebol de Parintins se prepara para disputar a primeira competição oficial no Amazonas

Amazonenses presidenciáveis

Além do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), que tem manifestado bastante disposição para disputar uma indicação do seu partido como candidato a presidente da república, o deputado federal Marcelo Ramos também colocou seu bloco na rua e, nos últimos dias, divulgou amplo material, colocando-se como alternativa do PL também para disputar a cadeira de Bolsonaro.
A ideia de ambos é quebrar a polarização que foi formada, desde sempre, entre o ex-presidente Lula e o atual.

Arthur Neto animado com as prévias

O presidente regional do PSDB-AM, Arthur Neto, confirmou que vai mesmo disputar as prévias do PSDB que indicará um candidato à presidência da República em 2022. Ele participou na sexta-feira (28) do painel “Conversa com os Presidenciáveis – Prévias, Democracia e Partido: Para onde Vamos”, que foi mediado pela presidente nacional do PSDB-Mulher Yeda Crusius, que foi transmitido pelo canal PSDB Brasileiras no YouTube.

Atenção ao extremismo

Durante a conversa com Yeda Crusius, Arthur Neto afirmou que o PSDB tem grande responsabilidade no cenário político atual, onde o extremismo prevalece. “Temos que ter capacidade articuladora de unir pessoas que venham se juntar conosco. Estamos dispostos a dialogar, conversar, mas entendemos que o PSDB tem condições de apresentar um candidato e obter êxito”, disse.

São Gabriel na berlinda

Agora o município de São Gabriel da Cachoeira, no alto rio Negro, virou parada obrigatória de presidenciáveis. Depois que Bolsonaro foi à cidade, inaugurar uma pinguela sobre igarapé, agora o ex-presidente Lula já disse que também vai ao município.

Protestos contra Bolsonaro

Estão agendadas para este sábado (29) manifestações de protesto em todo o país contra o Governo Bolsonaro. Em Manaus, o movimento vai acontecer na Praça São Sebastião a partir das 15h. A pauta do movimento é nacional e tem como motivação pedir o impeachment de Bolsonaro. Além de Manaus, cidades do interior, como Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Humaitá confirmaram participação. Na pauta estadual, os protestos criticam a postura de Bolsonaro em relação à Zona Franca, postura diante da pandemia e corte de verbas da educação.

Guedes vai ter que explicar

Por falar em cortes na Educação, na semana que vem o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai ter que ir à Câmara dos Deputados explicar o porquê da “facada” nos orçamentos das Universidades Federais de todo o país. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por exemplo, teve um corte de quase 30%, obrigando os reitores a muito jogo de cintura para administrar os recursos apertados.

Audiência sobre Imposto de Importação

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 124/2021, apresentado pelo deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), em abril passado, saiu da gaveta finalmente. Foi distribuído para a Comissão de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que está convocando uma Audiência Pública para debater esse tema.
O PDL de Marcelo Ramos visa suspender a decisão do Ministério da Economia que reduziu em 10% as alíquotas do Imposto de Importação de 1.059 produtos de bens de capital e bens de informática e telecomunicações. Essa redução é sobre produtos acabados, ou seja, vai sair mais barato comprar, por exemplo, um tablet importado, do que um produzido no país. Parece um bom negócio para o consumidor, mas a conta real vem mais tarde, quando as fábricas começarem a fechar as portas e o desemprego no país aumentar. Ramos tem o apoio de entidades representativas das indústrias eletroeletrônicas que, além da Zona Franca, tem um polo forte em Minas Gerais e São Paulo.

Quem vai ser convidado

De acordo com o presidente da Comissão de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, deputado federal Zé Neto (PT-BA), serão convidados a participar da Audiência Pública, o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan, o presidente da Associação Brasileira
da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antônio Silva, o presidente do Departamento
Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Bernardino Jesus de Brito, o professor da Faculdade de Economia da UFBA, Uallace Moreira Lima e o presidente da Central Única dos
Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre. A data da audiência ainda não foi marcada.

Parintins Futebol Clube

O Parintins Futebol Clube deve disputar em outubro deste ano, a sua primeira competição estadual. Será a segunda divisão do Campeonato Amazonense de Futebol, segundo informou o deputado estadual Tony Medeiros (PSD), que junto com um grupo de empresários está na articulação do clube, que se propõe a funcionar como empresa, tendo como base o município de Parintins.

Zé Ricardo contra venda dos Correios

O deputado federa Zé Ricardo (PT) disse que a venda dos Correios, que está sendo articulada pelo Governo Bolsonaro, vai criar prejuízos em algumas regiões e especificamente citou o interior do Amazonas, que segundo justificou, depende muito desse tipo de serviço.

Energia elétrica mais cara

As contas de luz ficarão mais caras em junho, com a adoção da bandeira tarifária vermelha de patamar 2, conforme anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica. A justificativa é que os principais reservatórios estão em níveis mais baixos do que o normal, o que indica redução na geração de energia nas usinas hidrelétricas e aumento nas termelétricas.

Esperança de vacinação

Finalmente o Ministério da Saúde autorizou a vacinação contra a Covid-19, das pessoas abaixo de 60 anos, sem comorbidades. Segundo o MS, os Estados terão que organização a vacinação por faixa etária decrescente, ou seja, os mais velhos primeiro. E no Amazonas, a FVS já começou a estudar como vai fazer e qual será o percentual destinado à população em geral.

Os fura-fila sem comorbidades

O MPF está investigando a emissão de atestados falsos de comorbidades em pelo menos 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. As pessoas estão pagando para médicos, sem ética por sinal, emitirem atestados falsos para furarem a fila da vacinação contra a Covid-19. tem gerado suspeitas de pessoas furando a fila de vacinação contra a Covid-19. Em Santa Catarina, por exemplo, já foram identificadas 207 denúncias dessa prática. Dentre as doenças campeãs alegadas nos atestados supostamente falsos estão hipertensão e diabetes.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *