PRIMEIRA MÃO

Coronavírus já está em 51 bairros de Manaus

As autoridades de saúde do Estado fizeram um apelo dramático às pessoas para não saírem de casa. É que o número de casos da Covid-19 está aumentando rapidamente no Estado.

🔴 Em apenas uma semana, vírus saiu de uma dezena de bairros e está em todas as zonas da capital

🔴 Secretário de saúde faz apelo dramático para as pessoas ficarem em casa

🔴 42,4% dos casos são de pacientes na faixa etária de 20 a 39 anos

🔴 Só 12% dos casos são de pessoas com mais de 60 anos

  • ✅ Sistema de saúde está próximo do colapso, admite secretário de Saúde

As autoridades de saúde do Estado fizeram um apelo dramático às pessoas para não saírem de casa. É que o número de casos da Covid-19 está aumentando rapidamente no Estado. Em apenas 20 dias, o número de casos saiu de 1 registrado no dia 13 de março, para 229 em 2 de abril. Em Manaus, onde existem 205 casos confirmados, o novo coronavírus se espalhou por toda a cidade e há registro em 51 bairros. Adrianópolis continua sendo o bairro com maior número de infectados, seguido por Ponta Negra (16), Parque Dez (13), Tarumã (8), Planalto e Distrito Industrial com 5 casos cada e Flores, Aparecida, Corado e São Francisco com 4 casos. A doença foi registrada na Compensa, Raiz, Nova Esperança, Santo Agostinho, Colônia Terra Novo, Colônia Santo Antônio, Lagoa Azul, Nova Esperança, Bairro da Paz, Cidade de Deus, Jorge Teixeira, Gilberto Mestrinho e Zumbi dos Palmares.

  • ✅ Fiquem em casa

O apelo dramático é porque as autoridades de saúde constataram que a população relaxou na quarentena e o movimento nas ruas cresceu muito nos últimos dias. Nessa quinta-feira foi registrado engarrafamento em várias avenidas, entre elas Ephigênio Sales e Humberto Calderaro.

  • ✅ Sistema próximo do colapso

Com o aumento do número de casos tanto na capital quanto no interior, o secretário de Estado da Saúde, Rodrigo Tobias, e a presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Rosimary Pinto, temem pela saturação das unidades de saúde do Estado nas próximas semanas com tantas pessoas nas ruas. As compras dos equipamentos, especialmente ventiladores mecânicos, da China foram suspensas. Amazonas só tem 69 leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19.

  • ✅ Síndromes respiratórias

Um dos problemas atualmente enfrentados é que paralelamente aos casos de Covid-19, o Amazonas registra uma epidemia de Síndromes Respiratórias Aguadas Graves, (SRAGs) que tem praticamente os mesmos sintomas da Covid-19 (febre, dor de garganta, dor no corpo e dificuldade de respiração). No período de novembro a março foram notificados 500 casos com características de SRAGs, com 45 mortes.

  • ✅ Vírus ataca mais os jovens no Amazonas

Outra importante característica do novo coronavírus é que no Amazonas ele está atacando mais pacientes jovens. 83,8% dos casos são pacientes entre 20 e 59 anos – 42,4% na faixa etária de 20 a 39 anos e 41,4% entre pessoas de 40 a 59 anos e apenas 12% dos casos são de pessoas acima de 60 anos. Os três pacientes que foram a óbitos até a manhã desta sexta-feira eram pessoas com menos de 60 anos.

  • ✅ Arthur garante ações nas ruas

Em videoconferência na quinta-feira (2) o prefeito Arthur Neto conversou diretamente com todos os secretários. Determinou rigor máximo nos gastos para que seja possível atravessar com equilíbrio esse cenário atual. Depois garantiu que o ritmo de obras da prefeitura está mantido, inclusive nas passagens subterrâneas da Constantino Nery.

  • ✅ Chapa praticamente montada

Depois de ser lançado pré-candidato a prefeito de Manaus pelo presidente nacional do PRTB, Josué Neto concentra-se na formação da chapa de vereadores. Praticamente 40 nomes já foram pré-selecionados.

✅ Stones deixa o PDT

O empresário Stones Machado pediu na quinta-feira (2/4) sua desfiliação do PDT, partido do qual era militante histórico e um dos mais antigos em atividade. Stones deve ir para um dos partidos de apoio à candidatura de Amazonino Mendes.

  • ✅ Barro no asfalto

Uma adutora rompeu na manhã desta sexta-feira (3) na av. Pedro Teixeira, próximo ao condomínio Parque Sabiá, levando água e barro para a pista e para áreas de estacionamento de alguns condomínios próximos.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *