fbpx
Arthur Neto
Não vou me calar!

Por: Arthur Neto

A Nova Social Democracia

social-democracia-

O Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB vive um momento especial em sua história. Começa o procedimento de consulta aos seus filiados para indicação do seu candidato às eleições presidenciais de 2022. Estamos preparando as regras que regerão o movimento significativo e que oferecerá uma proposta de segurança, prosperidade e grandeza para este país. Esse projeto remonta a 1988, quando nasceu o PSDB. É mergulho profundo em suas origens.

Pela segunda vez, haverá de liderar o caminho da contemporaneização do Brasil, derrubando ideias retrógradas, retomando o processo de inadiáveis reformas estruturais, acelerando o ritmo das privatizações e de concessões onerosas, fortalecendo um Estado menor e infinitamente mais eficaz para cumprir, de verdade, seus deveres para com a saúde, a educação, as políticas sociais, a ciência e tecnologia, a proteção da Amazônia e a exploração, obviamente sustentável, do maior banco genético do planeta, mantendo em pé a grande floresta e intactos seus majestosos rios, livrando os índios de seus algozes atuais para torná-los parceiros dos PhDs formais. Falo de reconstrução, reestruturação, redefinição, renovação e ressignificação do partido mais criativo, criador e realizador de todo o período pós-Vargas e Juscelino Kubitscheck. Basta rememorar o Plano Real, a vitória sobre a hiperinflação, o controle da inflação, a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Programa de Reestruturação dos Bancos, o PROER, que bania banqueiros corruptos e poupava correntistas e pequenos acionistas. Queremos, enfim, seguir Heródoto: pensar o passado para compreender o presente e preparar o futuro

Por si só, a realização das prévias representa avanço de peso para a consolidação da democracia interna. Praticaremos em casa o nosso compromisso mais firme e enternecedor com o Brasil, que é a democracia, um valor absoluto, jamais questionável, porque é irretratável e inegociável. Não temeremos divergências dentro e fora do PSDB. Queremos convergências que sejam discutidas e não falsos acordos. Seremos radicais, inteiramente radicais na defesa das liberdades, franquias cidadãs. Não toleramos e nem toleraremos a homofobia e nem preconceitos contra mulheres, negros e índios.
E sempre manteremos o ‘P’ de partido. O desgaste visível e lamentável do nosso sistema partidário não se resolverá com a simplória retirada de um ‘P’, como se fosse um drible nas mazelas de uma era e na própria democracia. Obviamente permaneceremos sempre fiéis à social-democracia, mesmo tendo ela fracassado em inúmeros países. Então, haveremos de realizar um denso Congresso, que orientará a formulação da nova social-democracia. Temos um produtivo passado e haveremos de tecer os belos fios do futuro.

Fui o primeiro a defender prévias nacionais, ainda em 2018, por entender que o PSDB e a democracia estavam em cheque. A proposta visava evitar maniqueísmos e aventuras. Não sensibilizei um partido que se estava deixando caducar, mas a semente foi plantada e as prévias agora serão realizadas.

Durante toda a semana que passou, conversei com os outros três postulantes que se submeterão às prévias: o senador pelo Ceará, Tasso Jereissati; o governador de São Paulo, João Dória; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Entrei na luta, estimulado pelo presidente Bruno Araújo e pelo meu sentimento de amazônida. Sobre as conversas com Bruno, Tasso, Doria e Leite, afirmo que dialoguei com homens públicos que pensam lucidamente neste país.

E por que seria tão importante reinventar e fortalecer o PSDB? Alguns pensam que seria mais fácil criar um novo partido. Ora, repetir esse expediente seria pequeno para pessoas que pensam o Brasil com grandeza e não abrem mão de renovar e praticar a nova social-democracia. Afinal, a concepção antiga já não está apta a enfrentar o mundo sofisticadamente complexo em que vivemos.

O PSDB é parlamentarista e sonha com a extinção desse sistema político selvagem, autoritário, incompatível com a estabilidade e o avanço civilizatório sem recuos que haveremos de obter. É hora de voltarmos a divulgar e discutir o parlamentarismo. Sem debates intensos, ele jamais será forte como meta efetiva da maioria da nação. É ideia redentora que precisa amadurecer, até virar realidade irrecorrível, nas águas mais profundas do nosso povo. Ideia essencial para o Brasil efetivamente se realizar nos planos econômico, social e político.
Doei mais de 30 anos ao PSDB e nele permanecerei com repetida paixão.
Não sei, aliás, fazer nada sem paixão!

O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do ÚNICO

Qual sua Opinião?

Confira Também

Vandalismo tira central da Oi do ar e telefones da prefeitura estão mudos

Defesa Civil, Guarda Municipal e IMMU foram afetados Operadora informou que técnicos de outros estados estão tentando reparar o estrago A Prefeitura de Manaus informou nesta quinta-feira (8) que desde a última terça-feira estão inoperantes os telefones da Central 199 da Defesa Civil, 153 da Guarda Municipal, 188 do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e 0800 092 11 88 do trânsito, em função da seguem inoperantes desde a tarde da última terça-feira (6/6). Vandalismo De acordo com a prefeitura, a operadora Oi, responsável pelos serviços de telefonia que atendem a capital, informou que o problema se deu em decorrência

Leia Mais

Em cinco meses, desmatamento cai 31% na Amazônia

Apuí, no Amazonas, está em segundo lugar no desmatamento Informações foram coletadas por meio do Sistema Deter Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – O município de Apuí (distante a 1096 quilômetros de Manaus) foi o responsável por 6,8% do desmatamento na Amazônia Legal entre janeiro e maio deste ano, se colocando em segundo lugar entre os municípios da região que mais desmataram no período. De acordo com o governo federal, apenas 20 municípios da Amazônia Legal concentram 55% do desmatamento detectado de janeiro a maio. Lidera essa estatística o município de Feliz Natal (MT), com 8,8% do desmatamento, seguido de Apuí

Leia Mais

Presidente Figueiredo capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social

Trinta mulheres de Balbina aprendem sobre design de sandálias Programa Cidade Empreendedora é realizado em parceria com o Sebrae A prefeitura de Presidente Figueiredo, em parceria com o Sebrae Amazonas, promoveu a capacitação de 30 mulheres moradoras da Vila de Balbina, em uma nova ação do programa Cidade Empreendedora. As futuras microempresárias participaram do curso de formação de design de sandálias, que trata da produção de itens decorativos para sandálias e chinelos com uso de linhas, contas, pedrarias, etc. Empreendedorismo femino “Nosso intuito é incentivar o empreendedorismo feminino”, afirma a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc),

Leia Mais