PRIMEIRA MÃO

Wilson Lima reage para evitar o colapso do sistema de saúde

O governador Wilson Lima (PSC) decidiu comandar pessoalmente a operação de reforço da estrutura da saúde e evitar que o sistema entre em colapso, como chegou a prevê o Ministério da Saúde.
  • 🚨 19 novos respiradores chegam a Manaus em voo fretado
  • 🚨 15 novos leitos de UTIs são instalados no Delphina Aziz

O governador Wilson Lima (PSC) decidiu comandar pessoalmente a operação de reforço da estrutura da saúde e evitar que o sistema entre em colapso, como chegou a prevê o Ministério da Saúde. Na noite de terça-feira (7/5) Wilson Lima esteve no aeroporto recebendo uma carga de 19 respiradores mecânicos e outros equipamentos comprados em São Paulo para equipar leitos clínicos e de UTIs do hospital Delphina Aziz. O Governo do Estado fretou um avião cargueiro para que esses equipamentos chegassem a Manaus ainda na noite ontem. A aeronave trouxe 3,5 mil litros de álcool em gel doados pela Ambev.

  • ✅ Mais UTIs no Delphina

Antes de ir ao aeroporto, Wilson Lima inspecionou os 15 novos leitos de UTIs que foram acrescidos à estrutura do Delphina Aziz no final da tarde de terça-feira. Com isso, o Estado ganha mais uma semana de fôlego e evita que a capacidade das UTIs seja esgotada nos próximos dez dias. Até lá, ele espera entregar funcionando o hospital da Nilton Lins com 400 leitos para atender casos de média gravidade, tirando assim a pressão sobre o hospital Delphina Aziz.

  • ✅ Respiradores mecânicos

O governador espera a chegada de mais novos respiradores mecânicos e recuperação de outros que estão em manutenção ja para a próxima semana. ”É importante a união de todos e que cada um faça sua parte. Nesse momento nossos esforços estão todos voltados para a área da saúde e para combater esse vírus. A população pode ajudar muito ficando em casa”, disse o governador.

  • ✅ Ponto Facultativo

O prefeito Arthur Neto decretou ponto facultativo na quinta-feira (9) santa, em todas as repartições municipais. Estão mantidos os serviços essenciais. Arthur quer reduzir ao máximo atividades que possam gerar movimento de pessoas. O prefeito gravou vídeos propondo,”se possível, fique em casa”, na ação recomendada pela área de saúde, de combate ao coronavírus.

  • ✅ Manacapuru em alerta vermelho

A expansão do novo coronavírus em Manacapuru vai exigir um trabalho especial da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. É que o município tem hoje 42 casos para uma população de 100 mil habitantes l, o que seria a maior taxa do país atualmente, proporcionalmente três vezes mais que a taxa de Manaus, por exemplo, que é de 15,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

  • ✅ Crescimento descontrolado no AM

A explosão dos casos de coronavírus nos últimos três dias no Amazonas, com mais de 100 casos diários, coloca o Estado em situação de emergência pelo Ministério da Saúde. Com taxa de 15,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, o Amazonas tem mais o dobro da média nacional que é de 6,5 casos para cada 100 mil habitantes. Superou São Paulo e Rio de Janeiro. A projeção do Ministério da Saúde é de que até o final de semana, o Amazonas ultrapasse o Distrito Federal e passe a ser o campeão em número de casos proporcionais.

  • ✅ População não ajuda

Isso porque grande parte da população não está respeitando o isolamento social. “Se eu morasse em Manaus estaria preocupado”, advertiu o ministro Henrique Mandetta.

  • ✅ PMN quer cinco vagas

O presidente estadual do PMN, empresário Orsine Junior, diz que vai trabalhar para que o partido eleja cinco vereadores em Manaus na eleição municipal. O PMN tem hoje quatro vereadores com mandato – Cláudio Proença, Eloi Abreu, Mauro Teixeira e Rosinaldo Bual. “Vamos surpreender”, promete Orsine Junior.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *