PRIMEIRA MÃO

Prefeito David Almeida quer Manaus na rota de shows internacionais

Prefeito David Almeida e a empresária Beth Dezembro conversam sobre a possibilidade de fazer um show do Guns N' Roses em Manaus

Família de jornalista denuncia erro médico

Motoristas alertam sobre riscos da AM-010

PSB prepara caravana para navegar pelo interior do Amazonas

Polícia Federal do Amazonas tem novo superintendente

Fábrica de motos elétricas marca a data de início da produção na Zona Franca

Empresa quer explorar o biogás do aterro sanitário de Manaus e vender energia para o Polo Industrial

UEA usa realidade aumentada para simular situações clínicas nas aulas de medicina

Hoje tem reunião do Fórum Permanente da Zona Franca

Está terminando o prazo para que os pais apresentem os cartões de vacinação nas escolas municipais

Amazonas dá transparência aos números da malária no Estado

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único

Guns na selva?

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) está firme na disposição de trazer a banda de rock Guns N’ Roses para Manaus, no próximo mês de setembro. Ontem ele postou em suas redes sociais uma foto – sorridente – com a empresária de eventos Beth Dezembro e usando a hashtag “welcometothejungle”, um dos maiores sucessos da banda, num indicativo claro sobre o assunto da conversa. Fã declarado de Axl Rose e Slash, David ainda não confirmou o show em Manaus, mas já que a banda vai participar do Rock in Rio e ainda shows em Curitiba e São Paulo, a logística para Manaus ficará mais fácil. A torcida é grande!

Denúncia contra médico

A família da jornalista e bacharel em Direito, Melina Seixas Taveira, de 38 anos, que faleceu em 5 de fevereiro deste ano, denunciou o médico Edson Ritta Honorato, responsável pela cirurgia gástrica mal sucedida que a levou à morte, de continuar atendendo normalmente, apesar de ter acontecido um segundo caso de morte. No início deste ano, Melina procurou a Clínica Endogastro de Manaus, no bairro N.S. das Graças, para colocação de um balão gástrico – procedimento de auxílio no emagrecimento. A família diz que o médico não pediu exames de risco cirúrgico e não ofereceu o suporte necessário para uma cirurgia segura.

Conselho diz que está apurando o caso

O Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Creman) informou que “as condutas adotadas pelo Dr. Édson Rita Bernardino, em ato médico, estão sendo objeto de apuração administrativa pelo Conselho Regional de Medicina, nos termos do Código de Processo Ético-Profissional”.

Riscos na estrada para Itacoatiara

Motoristas que costumam utilizar a rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara) estão alertando sobre os riscos de acidentes. Há excesso de lama nas faixas centrais e o número de buracos está aumentando a cada dia. Em alguns trechos, após o município do Rio Preto da Eva, o trânsito está sendo desviado para áreas laterais, chegando a usar área de propriedades particulares para seguir adiante.

PSB de olho no interior

O deputado estadual Serafim Corrêa, pré-candidato à reeleição e maior nome do PSB no Amazonas, prepara agenda para desembarcar no interior do estado. A intenção é alavancar nomes com potenciais de votos para garantir ao partido, a eleição de dois representantes para a Assembleia Legislativa.

Novo delegado na PF

O comando da Polícia Federal (PF) no Amazonas está, a partir de hoje, nas mãos do delegado Eduardo Alexandre Fontes, que vai substituir Leandro Almada, que ficou cerca de um ano no cargo, e vai assumir a superintendência da Bahia. Alexandre Fontes não é um desconhecedor do Estado. Ele já teve passagens anteriores pelo Amazonas e chegou a ser o delegado regional de Combate ao Crime Organizado no Amazonas, entre 2010 e 2011, contra o narcotráfico.

Voltz marca data de Inauguração

Enquanto Bolsonaro e sua equipe econômica continuam ignorando os direitos constitucionais da Zona Franca de Manaus, muitas empresas ainda apostam no modelo e seguem seu planejamento, sem se deixar abalar pelos ataques sistemáticos aos incentivos fiscais. A Voltz, uma startup que vai fabricar motos elétricas no Polo Industrial de Manaus (PIM), até já marcou a data da inauguração da produção: 30 de maio. o fundador e presidente da startup, Renato Villar, disse ao Valor Econômico, que no mês de inauguração – e treinamento do pessoal – a produção deve girar em torno de 60 motos por dia. “Mas temos potencial de subir este número para 300”, disse ele.

A corrida das motos elétricas

A produção de motos elétricas indicam bem o caminho que os transportes alternativos – e ambientalmente menos danosos – estão buscando para um futuro próximo. A Voltz vai produzir motos scooters e street e tem o diferencial de que vai buscar nacionalização cada vez maior de seu produto, comprando justamente na ZFM, os componentes para suas motos. Já está procurando quem produz baterias de lítio. E adivinha? A ZFM tem quem produz. Outra que está nessa corrida é a Watts que, comprada pelo Multilaser, se prepara para lançar sua moto elétrica. Correndo por fora, instalada em Pernambuco, a chinesa Shineray lançou este ano seu primeiro modelo street.

Biogás para o Polo Industrial

Quem também está apostando no Polo Industrial de Manaus (PIM) é a empresa Marquise, aquela que faz a coleta de lixo na cidade. Mas ela não faz só isso. Também gerencia o aterro sanitário da capital, onde já tem projetos de geração de energia a partir do biogás produzido no aterro. Para isso, já esta adaptando suas plantas de Manaus e Osasco (SP), com foco em comercializar a energia gerada nos aterros para os grandes consumidores industriais em São Paulo e da Zona Franca de Manaus.

Realidade virtual nas aulas da UEA

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) começou, neste mês de abril, a usar a ferramenta Salus VR, de realidade virtual. Ela permite que alunos do curso de Medicina sejam avaliados por meio de simulações virtuais de casos clínicos. A iniciativa conta com o apoio da Samsung. A ferramenta virtualiza casos clínicos com a criação de ambientes imersivos de situações reais de uma sala de emergência médica, simuladas de forma dinâmica e interativa. Ao fim da simulação, o estudante recebe uma nota correspondente ao desempenho durante a avaliação.

Reunião do FopaZFM

A Prefeitura de Manaus realiza, nesta terça-feira (26), às 14h, a 7ª reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FopaZFM), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). O Fórum busca reunir as demandas dos três pilares da Zona Franca – indústria, comércio e agropecuária – para resolvê-las no que for possível, no âmbito da administração municipal.

Cartão de vacinação atualizado

Pais ou responsáveis por estudantes da rede municipal de ensino têm até o dia 2 de maio para entregar a Declaração de Avaliação de Cartão de Vacina atualizada nas unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Manaus. A medida tem o objetivo de contribuir para a saúde pública e evitar o surto de doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação. O prazo inicial de entrega era o dia 31 de março, mas devido à baixa cobertura de vacinação, a rede municipal de ensino resolveu estender por mais 30 dias.

Painel da malária no Amazonas

O governo estadual inaugurou ontem (25) um painel de indicadores para acompanhar o cenário epidemiológico de malária no Estado que vai permitir o acesso a dados variados sobre a ocorrência da doença, como casos novos, discriminados por ano e por mês, variação percentual comparativa entre os períodos, além do ranking de municípios com local provável de infecção, distribuição dos casos novos positivos por áreas, por espécie parasitária, por faixa etária, por sexo e início de tratamento após a data dos primeiros sintomas. O painel está disponível em: https://bit.ly/3xMxg5s.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *