PRIMEIRA MÃO

Poeta Thiago de Mello parte deixando saudades e versos de esperança

Ômicron deixa partidos políticos imobilizados

Explosão no aumento no número de casos de covid deixa Igrejas Católicas em estado de atenção máxima

Sala Rosa foi reaberta no 28 de Agosto

Três mil atendimentos no centro de testagem da prefeitura de Manaus

Testagem pode ser feita em 51 Unidades Básicas de Saúde

Fundação da Saúde informa mais de 2,400 novos casos de Covid em 24 horas

Municípios iniciam movimento de cancelamento dos eventos públicos

Chegam hoje a Manaus as vacinas para as crianças de 5 a 11 anos

Setor de refrigerantes da Zona Franca não tem mais paz

Vereador de Manaus é citado no caso dos memes da Alice

Compensa vai ficar com o trânsito difícil nesta sexta; melhor evitar

Tribunal de Contas envia novo questionário para prefeitos responderem

Cena das pessoas desenterrando frango em Humaitá viralizam nas redes sociais

Resgate dos desaparecidos em naufrágio em Nova Olinda ainda não foi possível

Por Cláudio Barboza e Solange Elias, com as editoras do Único

O poeta partiu deixando saudades!

Manaus amanheceu nesta sexta-feira (14) com a notícia do falecimento do seu maior poeta, um dos maiores intelectuais do Brasil, que se tornou mundialmente conhecido ao escrever “O Estatuto do Homem”, onde despejou de forma fraterna os direitos que devem nortear a existência humana. Thiago estava com 95 anos de idade. Maiores informações durante nossas próximas edições.

Faz escuro, mas eu canto

Thiago fez parte da história do Brasil, não apenas por sua poesia, mas por sua militância política que o levou a um exílio de mais de dez anos em países como o Chile, Alemanha e Portugal. Até hoje, seus versos do poema “Madrugada Camponesa”, fazem parte das bandeiras de esperança em novos tempos: “Faz escuro, mas eu canto, porque a manhã vai chegar”, disse o poeta.

Partidos recuam nas ações

De olho nas eleições deste ano, os partidos políticos estavam se preparando para promover reuniões locais e nacionais nesses primeiros dias de janeiro, mas a chegada da variante ômicron forçou um recuo das ações. Em conversa com o ÚNICO o senador Eduardo Braga foi econômico nas palavras ao observar sobre futuras realizações: “estamos avaliando em função da Covid”. O PDT, que tenta se reorganizar no Amazonas, tinha uma reunião importante ontem (12) mas cancelou. O ex-governador Amazonino Mendes que tinha viagem programada de São Paulo para Manaus adiou o deslocamento.

Igrejas em atenção máxima

O vice-provincial Redentorista, padre Amarildo,responsável pelo Santuário de Aparecida, disse ao ÚNICO que na segunda-feira (17) haverá uma reunião para definir novas orientações sobre presença de público na igreja, que costuma levar multidões nas novenas das terças-feira. “Estamos redobrando os cuidados com distanciamento e higiene”, disse o padre. O Santuário de São José comunicou oficialmente:limite de 200 pessoas por cerimônias e obrigatoriedade de apresentar comprovante de vacina com no mínimo duas doses ou dose única.

Ampliação de atendimento

O Pronto Socorro 28 de Agosto reabriu esta semana a Sala Rosa, que se tornou conhecida no ano passado na fase mais aguda da pandemia. É um espaço reservado especificamente para portadores da Covid-19.

Mais de 3 mil atendimentos

As medidas adotadas pela sociedade civil e pelos poderes públicos no controle da disseminação da Covid-19 e da Influenza tem respaldo no aumento exponencial de casos confirmados. No centro de testagem inaugurado pela Prefeitura de Manaus, por exemplo, em apenas dos dias de funcionamento foram atendidas mais de 3 mil pessoas, sendo que 683 casos de Covid foram confirmados, um percentual de 22,5%. Não é pouco.

Testagem é descentralizada

As pessoas estão se aglomerando na porta do Centro de Testagem, enfrentando filas quilométricas, sol e chuva, sem necessidade, porque as 51 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus também oferecem a testagem para quem tem sintomas gripais, como febre, dor de cabeça, dor de garganta e dor no corpo, coriza e mal-estar. Os endereços das UBS podem ser conferidos em https://bit.ly/ubscovidmanaus.

Números só aumentam

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulgou em seu boletim diário de ontem, que registrou 2.404 novos casos de Covid-19, totalizando 441.260 casos da doença no estado, com quatro mortes confirmadas. Em Manaus, a prefeitura acompanha 7.730 pessoas com diagnóstico da doença.

Vizinho em alerta

A boa notícia em torno desse cenário é que apesar do aumento de casos, Manaus e o Amazonas não estão no ranking elaborado pela Fiocruz, de locais com “alerta intermediário e crítico” para a Covid-19. Mas o vizinho Pará está. E o trânsito de pessoas de um Estado para outro é sempre intenso.

Municípios cancelam eventos

Manaus cancelou os blocos de carnaval, carnaval de rua, bandas e similares por conta do quadro da pandemia. Também Manacapuru, Alvarães e Maués publicaram no Diário Oficial dos Municípios os cancelamentos de festejos de qualquer natureza, inclusive os carnavalescos. Parintins cancelou o tradicional CarnaIlha e a Prefeitura de Apuí suspendeu a realização de festas, bailes, shows e outros eventos que impliquem em aglomeração de pessoas. A Prefeitura de Benjamin Constant divulgou que a programação da Semana do Município, prevista para o final de janeiro, foi cancelada em virtude do aumento de casos de Covid-19 no Estado. “Os casos de Covid encontram-se estáveis e sob controle em Benjamin Constant. Mas precisamos redobrar os cuidados para conter o avanço dessa variante que é altamente transmissível. No aniversário de Benjamin, vamos celebrar a vida: seguros, protegidos e com saúde!”, diz uma nota divulgada pela prefeitura do município.

Vacinas chegam

Está prevista para esta sexta-feira (14) a chegada do primeiro lote de vacinas para as crianças de 5 a 11 anos. Quando chegar, a vacinação será escalonada: primeiro as crianças com deficiência permanente ou com comorbidades, depois indígenas e quilombolas e crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19. Só depois dessas prioridades a vacinação será aberta ao público em geral. Ainda não se sabe quantas doses o Ministério da Saúde vai enviar ao Amazonas.

Setor de xaropes ameaçado de novo

Os dirigentes das empresas de concentrados de refrigerantes situadas na Zona Franca de Manaus não dormem em paz. A novidade de ontem é que, prevendo que o Congresso Nacional vai derrubar o veto ao Refis para micro e pequenas empresas inscritas no Simples nacional, o presidente Jair Bolsonaro vai buscar uma compensação para essa despesa. E mirou onde? Nos incentivos fiscais do setor de bebidas da ZFM. “A tendência é propor reduzir o incentivo tributário dado aos fabricantes de concentrados de refrigerantes produzidos na Zona Franca de Manaus”, diz o jornal Estadão, em sua edição de hoje.
Vale lembrar que o “crédito presumido” dos fabricantes de xaropes é justamente o que mantém as empresas na ZFM. Por esse vai-e-vem é que a Pepsi se mudou para o Uruguai.

Meme da Alice

O vereador de Manaus Rodrigo Guedes (PSC), foi um dos citados em reportagem do jornal O Globo sobre o uso do meme da Alice, aquela garotinha de dois anos que fala palavras difíceis e virou garota-propaganda do Banco Itaú. Todo mundo agora usa o meme da Alice, para o bem e para o mal, e esse comportamento gerou questionamentos sociais e da própria mãe da garota. Está aberto o debate.

Não vá para a Compensa

A Avenida Brasil, no trecho próximo ao Centro Social Magdalena Daou, está com o trânsito interditado e modificado desde as 6h da manhã. Vai ser difícil transitar pela Compensa hoje. A prefeitura está fazendo manutenção na rede de drenagem profunda no loca.

TCE orienta prefeitos

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) colocou à disposição dos prefeitos do Amazonas o novo questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) para o ano de 2022. Responder a esse questionário é obrigatório. O prazo para resposta é até 31 de março. Os gestores devem responder sobre educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, ambiental e tecnologia da informação.

Cena de horror

Repercutiu muito nas redes sociais as imagens gravadas em Humaitá, em que homens e mulheres cavam o lixão da cidade para retirar caixas de frango que foram descartados por serem impróprios para o consumo. A carga de 5 toneladas de frango foi apreendida porque não estava sendo transportada por caminhão frigorífico e estava descongelando. A prefeitura abriu uma vala no lixão da cidade, a carga foi jogada e coberta e minutos depois dezenas de pessoas escavavam o barro para retirar o frango, no meio de urubus

Sem sucesso nas buscas

Ainda não foi possível encontrar os corpos dos seis ocupantes de uma pequena embarcação que naufragou no rio Madeira, próximo a Nova Olinda do Norte. O rio Madeira não é calmo como o Negro, suas águas são muito agitadas e correnteza muito forte está impedindo o sucesso da missão de resgate.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
portalunico

Twitter:
@portalunico

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Cláudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *