PRIMEIRA MÃO

Exército vai combater as queimadas

Poluição

O presidente Jair Bolsonaro decidiu finalmente enfrentar as queimadas na Amazônia que provocaram críticas de autoridades mundiais. Acossado pela pressão da mídia internacional e de lideranças globais, Bolsonaro instalou um Gabinete de Crise e vai discutir com os governadores da região o uso do Exército para combater as queimadas.

✅ Encontro Marcado

O encontro com os governadores deve acontecer na segunda-feira. O fato é que Bolsonaro não esperava que repercussão fosse tão “devastadora”, inclusive com ameaças de sanções econômicas pelos países mais ricos do mundo que forma o G-7.

✅ Demorou a reagir

As queimadas na Amazônia são sazonais e aumentam consideravelmente nessa época do ano, mas o aumento dos focos de incêndios florestais identificados na região este ano estava sendo ignorado pelo Governo Federal que insiste em dizer que os dados são falsos. Agora vai ter que correr atrás do prejuízo.

✅ Pulmão do mundo?

A histeria em torno das queimadas na Amazônia está fazendo lideranças mundiais, entre elas o presidente da França, Emmanuel Mácron, a espalharem a velha mentira de que a floresta amazônica é o pulmão do mundo. Está mais do que provado que são as algas marinhas que fornecem a maior parte do oxigênio de que o planeta precisa. A floresta Amazônica consome tudo ou quase todo o oxigênio que produz.

✅ Wilson se posiciona

Em São Paulo, durante Congresso do Movimento Brasil Competitivo (MBC), o governador Wilson Lima deixou claro que é contra a flexibilização da legislação ambiental e defendeu a Zona Franca De Manaus como modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.

✅ Arthur, Omar e Pauderney

Se os entendimentos evoluírem, o prefeito Arthur Neto, o senador Omar Aziz e o ex-deputado Pauderney Avelino, podem ficar num mesmo partido. Está em curso, uma negociação envolvendo o PSDB de Arthur, o PSD de Omar e o Dem, de Pauderney, para que constituam apenas um partido. As conversas estão evoluindo.

✅ Cadê a equipe econômica?

Os deputados aprovaram nesta quinta-feira uma indicação para o governador Wilson Lima usar recursos da Afeam para pagar em setembro a primeira parcela do 13o. Salário do funcionalismo. A Afeam tem R$ 400 milhões aplicados no mercado financeiro e para pagar a parcela do 13º são necessários apenas R$ 180 milhões. O que chama atenção é que essas sugestões não partem da equipe econômica da Sefaz.

✅ Extinção de secretarias

A reforma administrativa que governo do Amazonas está concluindo deve eliminar oito secretarias. Algumas serão extintas e outras fundidas. Será uma reforma profunda, garante uma fonte do Portal Único.

✅ Maturidade nordestina

Os governadores do Nordeste estão dando uma demonstração de maturidade. Ao invés de ficar trocando farpas com o presidente Bolsonaro, estão se reunindo, discutindo ações concretas e buscando alternativas. Em novembro, por exemplo, vão a Europa em busca de investidores para seus estados. É um exemplo que deveria ser seguido pelos governadores do Norte.

✅ LINHA DIRETA

🚨 A operação “Manaus Mais Limpa” da Prefeitura de Manaus retirou, nos primeiros sete meses deste ano, um total de 4.452 peças publicitárias instaladas em locais inadequados

🚨 O projeto de extensão ‘Rios de plástico’ da Ufam de Coari quer mudar os padrões de consumo da comunidade acadêmica para combater o excesso de lixo na unidade e na cidade

🚨 Professores da Universidade Federal do Amazonas aprovaram indicativo de greve na quinta-feira (22) em assembleias descentralizadas, contra os ataques do governo de Jair Bolsonaro à educação


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *