PRIMEIRA MÃO

Brasil confirma o primeiro caso de coronavírus

coronavírus
Brasil confirma o primeiro caso de coronavírus

O Ministério da Saúde confirmou na noite de terça-feira (25), o primeiro caso do novo coronavírus (o Covid-19) no Brasil. Trata-se de um paciente brasileiro de 61 anos recém-chegado da região da Lombardia, no norte da Itália, um dos focos recentes da doença. Novos exames de contraprova serão realizados nesta quarta-feira (26).

✅ Alerta nos aeroportos

A Polícia Federal e a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) monitoram todos os voos que chegarão ao Brasil entre esta terça-feira (25) e o dia 30 de março. São 2.013 voos de países com casos confirmados até agora que irão pousar em aeroportos brasileiros. A maior parte dos voos de países com casos confirmados vem da Europa: são 651 da Alemanha, 605 da França e 519 da Itália. Há ainda 13 voos da China.

✅ Consequências na economia

A explosão de casos na Europa derrubou as bolsas de valores em todo mundo, elevou o preço do ouro e desvalorizou o real.

✅ Síndromes respiratórias graves

Enquanto isso traz preocupação para todo o País, o número de casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Amazonas passou de 170 para 193 somente entre os dias 13 e 19 de fevereiro deste ano – fato que representa aumento de aproximadamente 13%. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), 27 pessoas já morreram por conta da Síndrome desde novembro de 2019.

✅ Boletim detalha casos

As notificações foram divulgadas na 7ª edição do Boletim Epidemiológico da Fundação, que confirmou 38 casos por vírus respiratórios (Adenovírus – 15 casos;Influenza B – 14 casos; Vírus Sincicial Respiratório (VRS) – quatro casos;Metapneumovírus – dois casos;Influenza A (H1N1) – dois casos;
Parainfluenza 1 – dois casos. Em relação às mortes, nove foram por vírus respiratórios e todas as vítimas eram residentes de Manaus. Os demais casos de mortes estão relacionados a outras síndromes respiratórias não virais.

✅ Wilson Lima de férias

Após um ano e um mês a frente do Governo do Amazonas, o governador Wilson Lima (PSC) decidiu tirar férias. Ele aproveitou o período de carnaval para se ausentar do Governo. A última ação antes de tirar uns dias de descanso foi gravar um vídeo, na quinta-feira, dizendo que o Estado estava avaliando a possibilidade de ingressar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no Supremo Tribunal Federal (STF) para resguardar os incentivos fiscais do Polo Industrial de Manaus (PIM).

✅ Entrevista de Omar repercute

A entrevista que o senador Omar Aziz (PSD) concedeu ao Portal Único teve grande repercussão. Alcançou mais de 300 mil pessoas, teve 5 mil curtidas (reações), 1.870 comentários e quase mil compartilhamentos. Omar falou sobre as consequências negativas do decreto do presidente Bolsonaro que fixou em 8% e por apenas seis meses a alíquota do IPI para as indústrias de concentrados do Polo Industrial de Manaus. Disse ainda que só resta à ZFM ingressar com uma Adin no STF.

✅ Fraternidade em tempos de intolerância

A Igreja Católica lança nesta quarta-feira (26) a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, inspirada no trabalho que foi desenvolvido pela Irmã Dulce, de atenção aos mais necessitados.

✅ Mensageiros de Francisco

Nesta quarta-feira, (26), às 20h, o Balé Folclórico do Amazonas sobe ao palco do Teatro para mais uma apresentação de “Mensageiros de Francisco”. Retrata a religiosidade na vida dos ribeirinhos e a relação com São Francisco. A obra é acompanhada tem músicas do grupo Raízes Caboclas. A entrada é gratuita.

✅ Vídeo polêmico

A divulgação de um vídeo do presidente Bolsonaro, convidando para um protesto do dia 15 de março, contra o Congresso Nacional, repercutiu negativamente entre as lideranças políticas. FHC, Lula, Ciro Gomes,entre outros, criticaram o ato do presidente que é visto pelos opositores como um crime de responsabilidade e uma ameaça à democracia.

✅ Tiro no próprio pé

Alguns políticos e outros profissionais que vivem do parlamento, estão divulgando mensagens em apoio ao vídeo, que propõe justamente protesto contra a atividade parlamentar.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *