PRIMEIRA MÃO

Bebê que aguardava cirurgia no coração morre em Manaus

Bebê que aguardava cirurgia no coração morre em Manaus

🚨 29 Crianças já morreram só este ano

🚨 Outras 200 estão na fila da morte à espera de uma cirurgia cardíaca

A pequena Talita Valentina não resistiu à espera na fila da morte do hospital Francisca Mendes e faleceu no último dia 17. Os pais de Talita conseguiram na Justiça uma liminar obrigando o Estado a realizar a cirurgia para corrigir um problema cardíaco. O Governo deveria operar a bebê sob pena de pagar multa diária de R$ 5 mil e, se não tivesse condições de realizá-la, deveria encaminhar a criança a um hospital particular. Nem uma coisa e nem outra. Nove dias depois, Talita Valentina não resistiu à espera e morreu.

✅ Número de mortes sobe para 29

A Associação de Pais de Crianças Cardiopatas diz que 29 crianças morreram desde o dia 1º de janeiro, quando Wilson Lima assumiu o Governo. Outras 200 continuam na fila da morte à espera de uma cirurgia e na esperança de que a Justiça tome uma posição e obrigue o Estado a resolver o problema. 

✅ Susam tenta justificar

A Secretaria de Saúde do Estado (Susam) em nota publicada pelo G1, justificou que o Francisca Mendes estava, no dia da morte de Talita, com máximo de sua capacidade para a realização de cirurgia ocupada e que tentou encaminhar a criança para um hospital particular, como determinou a Justiça, mas a bebê não resistiu.

✅ Wilson se entrega de vez à velha política

A menos de mês de completar um ano à frente do Governo do Amazonas, Wilson Lima (PSC), eleito com mais de 1 milhão de votos com o discurso do novo, prometendo enterrar os caciques políticos do Amazonas, se rendeu de vez à velha política. Se aproximou de Omar Aziz (PSD), com quem conversa diariamente e trouxe para seu secretariado o ex-deputado Pauderney Avelino (DEM).

✅ Federais e senador

Wilson chamou o ex-secretário de Cultura Robério Braga para ser seu conselheiro informal, nomeou ex-secretários de Eduardo Braga para o time de primeiro escalão, e agora se aproximou dos deputados federais Marcelo Ramos (PL) e Bosco Saraiva (Solidariedade) e do senador Eduardo Braga (MDB).  Esses não são mais seus adversários.

✅ De adversários a aliados

São aliados que vão ajudar Wilson a tentar romper a inexperiência política-administrativa e buscar um segundo ano de governo menos problemático e desastroso que seu primeiro ano de mandato a se completar no próximo dia 1º de janeiro. A pergunta que fica é o que esses atores da chamada velha política ganham com essa aproximação?

✅ Caos da Saúde

Empresas terceirizadas no setor de saúde do estado, estão se negando a entregar lista com nome de técnicos de enfermagem e enfermeiras para que seja feito o pagamento direto a esses profissionais. Juiz do Trabalho concedeu prazo de dois dias para que a lista seja entregue. Os profissionais estão há meses sem receber salário.

✅ Fora do jogo

O governo do estado encerrou o contrato de prestação de serviços com a empresa Segeam (Serviços de Enfermagem e Gestão em Saúde do Amazonas Ltda). A empresa promete reunir sem data definida com seus funcionários para tratar sobre indenizações.

✅ Arthur nas ruas

O prefeito Arthur Neto começou o mês de dezembro fiscalizando obras da prefeitura em várias áreas de Manaus. Pela manhã esteve no Parque 10 onde ruas estão sendo asfaltadas e no Shangri-lá. De tarde confirmou o avanço das obras do primeiro Centro Integrado Municipal de Educação, no Distrito Industrial.

✅ Nota do Detran

O Detran encaminhou nota ao Portal Único, em que informa a existência de um processo administrativo em curso contra uma empresa de vistoria e não de emplacamento. Afirma que identificou irregularidades e puniu de forma legal a empresa (não cita qual) e ressalta não haver cobrança de multa por descumprimento de ordem judicial.

✅ Outro lado

A Empresa Manaus Vistoria Ltda informa que tem duas liminares que não foram cumpridas e um Mandado de Segurança com decisão de primeira instância, condenando o Detran-AM, uma na 2ª vara da fazenda pública e outra na 5ª Vara. (Documentos anexados no final da coluna)


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *