Zé Ricardo quer o transporte coletivo nas mãos da prefeitura, não de empresários

O candidato a prefeito de Manaus, Zé Ricardo (PT) anunciou que, se eleito, vai reunir os empresários do sistema de transporte coletivo para discutir a planilha de custos, rever o contrato de concessão com as empresas de ônibus, cobrando renovação e ampliação da frota, para chegar em um preço justo, além de repassar a gestão do serviço à Prefeitura, saindo das “mãos dos empresários”.
Para Zé Ricardo todos os candidatos, que já foram prefeitos de Manaus, prometeram, mas não resolveram o problema do transporte coletivo. Ele diz que vai cumprir o que está previsto no contrato de concessão com as empresas de transporte e na Lei Orgânica do Município (Lomam), com a colocação de 200 a 300 ônibus novos por ano nas ruas, e não apenas em época de eleição. “Já denunciei no Ministério Público ônibus circulando com validade vencida. E, para completar, este ano, a Prefeitura repassou R$ 121 milhões em recursos (subsídios) aos empresários de ônibus. E qual foi a contrapartida? 112 ônibus novos. Muito pouco, para todo esse dinheiro. Vamos repassar a gestão do sistema para a Prefeitura, que é o poder concedente e quem deve fazer a fiscalização, as intervenções e ter os dados diários das rotas em circulação na cidade”.
Como parte das metas do trânsito e transporte, o candidato vai implementar um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, para tratar do transporte coletivo, alternativo, dos táxis e mototáxis, e também do transporte hidroviário, com linha exclusiva pela orla de Manaus. Irá implantar os corredores exclusivos para ônibus, o BRT (Ônibus de Trânsito Rápido), mas para todas as zonas da cidade, e já iniciando os estudos para o VLT (Veículo Leve sobre Trilho). E irá construir abrigos de ônibus – em muitos bairros não existem abrigos, somente placas nos postes, e as pessoas são submetidas ao sol e à chuva para pegar o transporte, como ainda implementará o Passe Livre Estudantil, começando com tarifa imediata de R$ 1 aos estudantes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *