Yara Lins faz balanço dos 100 dias de gestão no TCE

Conselheira assumiu a presidência em dezembro

Ela aponta a modernização, transparência e educação como destaques

A conselheira Yara Lins, presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, fez um balanço dos 100 primeiros dias de sua gestão destacando “o aumento da transparência, estímulo à capacitação dos servidores, incentivo à modernização e o fortalecimento do controle externo”, como principais ações de sua administração.

“Este é um marco simbólico, utilizado como parâmetro para uma gestão dizer a que veio e nesse sentido, é possível dizer que temos motivos de sobra para comemorar”, sintetizou a conselheira.

Cidadania e Participação Social

A criação do programa “Blitz” foi apontada pela conselheira como “um marco na promoção da cidadania e a participação ativa da sociedade no controle dos gastos públicos”.

Por meio desse programa, os técnicos do Tribunal de Contas fiscalizam imediatamente órgãos públicos que foram denunciados pela população ou sociedade civil organizada.

“A atuação imediata do programa vem mostrando sua relevância com repercussão positiva na sociedade e com alto engajamento de denúncias da população”, revelou ela.

“O programa tem se mostrado uma iniciativa dinâmica de aperfeiçoamento da administração pública a ser perseguida de modo incansável por esta gestão”, completou.

Tecnologia

A presidente apontou também o uso de tecnologia avançada, para aumentar a transparência e agilizar os processos de fiscalização; as abordagens mais educativas do que punitivas e a modernização da plataforma de monitoramento da entrega das prestações de contas em todo o estado, como outros avanços de sua gestão.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *