Ela é a primeira mulher a presidir a Corte de Contas do Estado
Posse da nova diretoria deve acontecer em dezembro
Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO
A conselheira Yara Lins dos Santos foi eleita presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2024/25 nesta terça-feira (3), em eleição que contou com sete dos nove conselheiros. Yara teve cinco votos a favor e dois votos em branco e é a primeira mulher a comandar a Corte de Contas do Estado e esta é a segunda vez que assume o cargo, uma vez que há seis anos já chegou a presidir interinamente a Mesa Diretora.
Em seguida, os conselheiros elegeram Fabian Barbosa como o vice-presidente, pelo mesmo placar, Josué Cláudio foi eleito corregedor-geral também com 5 votos contra dois em branco, o conselheiro Júlio Pinheiro vai assumir a Escola de Contas do TCE, com placar de 4 votos a 3 e o conselheiro Mário de Mello obteve unanimidade sendo eleito com 7 votos para ser o novo Ouvidor da Corte de Contas.
A posse da nova Mesa Diretora está prevista para o mês de dezembro e a primeira sessão plenária comandanda pela nova diretoria será em janeiro, quando devem ser escolhidos, ainda, os conselheiros que irão presidir a Primeira e a Segunda Câmara do TCE-AM.