A conselheira revela que foi xingada e humilhada
Ela também teria sido ameaçada pelo conselheiro
A conselheira Yara Lins, do Tribunal de Contas do Estado, denunciou na Delegacia Geral de Polícia, o também conselheiro Ari Moutinho, por crime de injúria e ameaças. A confusão entre ambos aconteceu no início da manhã, antes da sessão plenária quando, segundo ela conta no vídeo (ver vídeo), Ari Moutinho a xingou de “vadia”, “safada” e outros adjetivos sinônimos. Ainda segundo ela, Ari Moutinho também a ameaçou dizendo que iria usar sua influência no Judiciário para prejudicá-la. Na saída da delegacia, Yara Lins concedeu entrevista coletiva.
Advogada contratada
A advogada Catharina Estrella foi contratada pela conselheira Yara Lins para representá-la no processo. Ela é a profissional que teria sido chamada de “cadela” em uma sessão do tribunal do júri, pelo promotor de Justiça Valber Nascimento. “Acredito que ela precisava de uma profissional que entenda o que ela está passando”, disse Estrella.
Veja o vídeo:
Nota do Tribunal de Contas
Após o episódio da denúncia formal na delegacia e coletiva de imprensa, o presidente do Tribunal de Contas se manifestou por meio de nota oficial:
NOTA DO TCE
“O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, por seu Presidente, em atenção a diversas solicitações de manifestação sobre o alegado incidente havido entre membros do Tribunal Pleno, no último dia 03 de outubro, na Sessão da Primeira Câmara na qual não se encontrava presente, informa que não recebeu qualquer comunicação ou solicitação referente ao assunto ocorrido e que, igualmente, não foi previamente informado sobre a entrevista coletiva concedida na data de hoje.
O presidente enfatiza, ainda, que o Tribunal de Contas, durante os últimos dois anos, implementou um sistema de integridade institucional, com códigos e comitês de ética pública, comissões de enfrentamento a qualquer espécie de assédio e discriminação, possuindo canais efetivos de comunicação de quaisquer irregularidades e desvios de conduta, inclusive com tratamento diferenciado às questões relacionadas às mulheres.
Érico Xavier Desterro e Silva – Presidente do TCE-AM”