PRIMEIRA MÃO

Wilson Lima prepara terreno para colocar o seu time em movimento

Aluno da Ufam faz apologia a armas e cria clima de pavor entre colegas

Arthur prepara a canoa para navegar no interior

Manaus entra na linha de ação do ex-presidente Lula

Cassação de deputado paulista tem paralelo com parlamentar do Amazonas

Indígenas do Amazonas querem alcançar outro patamar

Garimpeiros invadem Terra Yanomami, estupram, matam e roubam cada vez mais, diz o MPF

Escolas do interior vão ganhar internet gratuita

Hoje tem feirão do peixe mais barato: R$ 8,90 o quilo

Consumo de carros elétricos dispara no mundo inteiro e ZFM pode fabricar baterias

Produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus cresce 37,8% no trimestre

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único

Definições do governador

O governador Wilson Lima fez mudanças dentro da estrutura do governo, procurando mexer as peças sem grandes fissuras. Tirou Sérgio Litaiff, da presidência da Amazonastur e o colocou na Secretaria do Governo, no lugar de Luís Fabian, que foi para o TCE, pegando Gustavo Sampaio, que era o Chefe da Comissão de Licitação da Amazonastur, para assumir a presidência no lugar de Litaiff. Tudo internamente, sem arranhaduras.

Estudante ameaça colegas na Ufam

Um estudante da Faculdade de Estudos Sociais, da Universidade Federal do Amazonas, está criando pânico na sala de aula. De temperamento agressivo vive falando em armamento, criando um clima de insegurança entre os colegas.

Arthur Neto no interior

O ex-prefeito de Manaus e pré-candidato ao Senado, Arthur Neto, já definiu a agenda após a Páscoa. Vai iniciar a peregrinação pelo interior do estado, na campanha para retornar ao Congresso Nacional.

Lula de olho em Manaus

Deve acontecer mesmo em maio a vinda do ex-presidente Lula a Manaus, como parte da sua caminhada rumo à presidência. Lula chegou a ter expressiva presença junto ao eleitorado da capital amazonense, mas perdeu terreno nos últimos anos e agora tenta reverter esse cenário.

Cassação de Joana Darc

A cassação da deputada estadual do Amazonas Joana Darc caiu no esquecimento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Mas, na sessão de ontem, o deputado de oposição Wilker Barreto, tirou os arquivos da gaveta para comparar com a cassação do deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, o “Mamãe falei”, como exemplo.

Morreram pela boca

Tanto Arthur do Val, quanto Joana Darc viraram alvos de processos de cassação pelo que disseram. Ele, após falar “são fáceis porque são pobres” ao se referir a ucranianas refugiadas em meio à guerra. E ela, ao acusar o atual presidente da Aleam de comprar votos para ocupar o cargo.

Manobra no regimento

O deputado Delegado Péricles, presidente da CCJ, pediu apenas a suspensão e não a cassação de Joana Darc. Além disso, a comissão preferiu deixar o caso nas mãos da Mesa Diretora da Casa Legislativa, o que contraria o Regimento Interno, segundo o qual, casos como esse deveriam ser avaliados pela Comissão de Ética.

Indígenas do Amazonas querem livros

Além do acesso à saúde e à demarcação de suas terras, os povos indígenas do Amazonas através da Gerência de Educação Indígena/ Seduc reivindicam do governo do Estado, dia e hora para dar continuidade à sua formação escolar, cursando a graduação indígena. São mais de 1.200 professores indígenas que esperam por mais de cinco anos por essa oportunidade na expectativa de melhorar a formação escolar da sua gente.

Garimpeiros invadem TI Yanomami

Já em Roraima, o cenário indígena é completamente diferente. O Ministério Público Federal (MPF) enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) reforçando a necessidade imediata de retirada de garimpeiros invasores em Terras Indígenas Yanomami, em Roraima – e também em parte do Amazonas. Já é uma repetição da recomendação feita em 2021, no mesmo sentido, ao Governo Bolsonaro, que nada fez. Em março passado, o MPF mandou nova equipe para as áreas indígenas e constatou “a expansão do garimpo ilegal na região, com diversos pontos recentes de mineração e grande fluxo de aeronaves”. Ou seja, não só não diminuiu, como cresceu muito mais.

Relatório de horrores

Também nesta semana, a Hutukara Associação Yanomami (Hay), representante de pelo menos 28 mil indígenas distribuídos em 371 aldeias de Roraima e Amazonas, divulgou relatório apontando que as meninas e mulheres indígenas estão sofrendo estupro coletivo – há suspeita de 3 mortes de adolescentes de 13 anos por esse motivo – os remédios para as aldeias estão sendo desviados, há ameaças de morte e violência e, ainda, facilitação do consumo de álcool.

Funai cita venezuelanos

A Fundação Nacional do Índio (Funai), que não conhece o relatório da Hutukara, confirmou a invasão e disse que não são só os brasileiros. “O problema da mineração na área Yanomami é agravado, ainda, pelo aumento do número de garimpeiros venezuelanos na região, em razão do fluxo migratório de pessoas da Venezuela para o Brasil decorrente da crise humanitária”, citou ela.

Internet nas escolas

O Governo do Amazonas está fazendo um levantamento para identificar quais e quantas escolas localizadas nos municípios do interior do Estado podem ser incluídas no programa Wi-Fi Brasil e, assim, oferecer para os estudantes acesso ao mundo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs).

Feira do peixe

Começou logo cedinho nesta quarta-feira (13), o Feirão do Peixe da ADS, do governo estadual, em três locais diferentes: CSU do Parque 10, Museu dos Povos Indígenas (Bola da Suframa) e Centro de Convivência Padre Vignola, na Cidade Nova. Estão sendo vendidos tambaqui, matrinxã e pirarucu, por preço a partir de R$ 8,90 o quilo, em cortes variados ou inteiros, frescos ou salgados. Hoje e amanhã (14), as feiras funcionam das 6h às 18h e na sexta-feira (15), das 6h às 12h.

Alternativa elétrica

Uma tendência identificada lá em 2017, pela então superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, está se consolidando pelo mundo inteiro: as vendas de veículos elétricos dobraram em 2021 e a tendência é triplicar neste ano com a necessidade mundial de substituir os motores a combustão por carros elétricos. E quem está pronta para fabricar baterias para carros elétricos? A Zona Franca de Manaus! Desde a gestão de Rebecca a ZFM tem PPB para produzir baterias elétricas para todo o mundo.

Chinesa presente

A chinesa BYD já está aproveitando essa vantagem e fabrica, no Polo Industrial de Manaus, desde o ano passado, baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), para seus ônibus elétricos.

Produção de motos cresce

Enquanto o carro elétrico não chega no Brasil a preços acessíveis, o brasileiro continua apostando na motocicleta como veículo de baixo custo. A Abraciclo divulgou na terça-feira quem foram produzidas 136,4 mil unidades em março, uma alta de 8,4% na comparação com março do ano passado. Com esse resultado, o setor fechou o primeiro trimestre com alta de 37,8% em relação ao mesmo período do ano passado, somando 327,1 mil unidades.

Perigo à vista

Enquanto produz índices cada vez melhores, a Zona Franca não consegue respirar aliviada nem um dia. Agora os fiscais da Receita Federal (e outros servidores federais) ameaçam paralisar 100% das atividades, impedindo o trânsito de mercadorias – importadas ou não – dos portos e aeroportos de todo o país, para as fábricas. Antes da mobilização, a média era de cinco dias para liberação de mercadoria e, atualmente, já supera os 20 dias.

O pão nosso de cada dia

A indústria da panificação já anunciou que tem um estoque de 38 mil toneladas de trigo em Santos, mas não consegue descarregar e distribuir, por conta da greve dos fiscais. Portanto, vai faltar trigo e o preço do pão vai subir.

Fiscais se defendem

O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco) disse que o movimento (a paralisação geral) é “inevitável” para conseguir o reajuste salarial pleiteado e ainda a reparação do corte de 50% o orçamento da Receita neste ano. Apesar das filas nas aduanas, ele diz que o governo segue “fechado ao diálogo”. “Dizem coisas genéricas, que entendem nossos pleitos como importantes, justos, razoáveis. Mas não dão prazo para resolver os problemas”, completou.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *