Roberto Cidade avalia que Supremo tem condições de reduzir impacto dos decretos de Bolsonaro
MDB investe em cinema para oxigenar Eduardo Braga
Candidatura de Praciano complica situação dentro do PT
Amazonino marca data para lançamento de candidatura
TRE diz que jovens atenderam apelo para tirar o primeiro título de eleitor
Começa hoje o pagamento do 13º para servidores do Estado
Trabalhadores do setor de concentrados protestam em Presidente Figueiredo
Nova narrativa coloca os refrigerantes no patamar dos cigarros e álcool
Juros mais altos desestimulam as empresas e aumentam as prestações dos consumidores
Congresso Nacional tenta desemperrar o linhão de Tucuruí para levar energia a Roraima
Prefeitura de Manaus oferece a quarta dose de vacina contra a Covid-19 a partir de hoje
Samsung diz que está tudo normal com seus projetos de P&D na UEA
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único
Wilson em Brasília
Nesta quinta-feira (5) o governador Wilson Lima terá audiência com o ministro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para fazer-lhe esclarecimentos sobre decretos de Bolsonaro que atingem a Zona Franca de Manaus. Na noite de ontem (4), ele teve uma audiência com outro ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, que vai concentrar, como relator, todas as ações movidas com esse conteúdo. Lima esteve acompanhado do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell, do presidente da Assembleia, Roberto Cidade e do titular da Sefaz, Alex Del Giglio. Segundo o governador, o ministro mostrou-se bastante receptivo aos argumentos apresentados. “Ele compreende a importância da Zona Franca para o nosso Estado”, revelou.
Roberto Cidade está otimista
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) disse, após a audiência, que “o ministro Alexandre de Moraes se mostrou muito atento aos argumentos apresentados. Ele compreende a importância da Zona Franca para o nosso Estado e a expectativa é que a excepcionalidade do nosso modelo seja mantida. Os remédios jurídicos e políticos estão sendo adotados para que quem vença seja o povo do Estado do Amazonas”.
Nova ação no Supremo
O Governo do Amazonas ingressou na quarta-feira (4) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o decreto que reduz em 35% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sem manter a excepcionalidade da ZFM. Anteriormente, o Governo do Estado já havia ingressado com uma outra ADI contestando o decreto que zerou o IPI sobre concentrados de refrigerantes. “Estamos entrando com essa ADI porque passamos os últimos dias preparando uma peça consistente para que pudéssemos ter a maior quantidade possível de argumentos técnicos para sensibilizar o ministro, Alexandre de Moraes. Estamos pedindo a liminar para que esse decreto não entre em vigor e deixe, inicialmente, de fora os produtos da ZFM”, afirmou o governador.
MDB lança filmes de Eduardo Braga
Nos próximos dias o MDB vai veicular 40 filmes de 30 segundos nas emissoras de TV, mostrando o “ jeito Eduardo Braga de governar”. As inserções vão lembrar projetos desenvolvidos durante o tempo em que ele esteve à frente do executivo estadual. Os filmes terão dois atores: o próprio Eduardo Braga e a sua mulher, Sandra Braga, que é sua primeira suplente no Senado. Eduardo continua em pré-campanha pelo governo.
A volta de Praciano
A possibilidade de o ex-deputado federal Francisco Praciano concorrer pelo PT a uma cadeira a deputado estadual, mexe com o presidente do partido, deputado Sinésio Campos, que também é candidato à Assembleia Legislativa. Praciano tem dito que, apesar desse cenário, a decisão da sua candidatura vai depender mesmo do próprio Sinésio.
Sinésio com Lula
Antes de decidir sobre as candidaturas estaduais, o deputado Sinésio já está com a passagem comprada para São Paulo onde, no sábado (7), vai participar do lançamento da pré-campanha do ex-presidente Lula, à Presidência da República.
Lançamento de Amazonino
Também no sábado (7), mas em Manaus, o ex-governador Amazonino Mendes vai fazer o lançamento de sua pré-candidatura ao Governo do Estado pela federação PSDB-Cidadania. Com direito a festa no Balneário Luar do Sertão (Nova Cidade), serão lançadas também as chapas de candidatos a deputados estaduais e federais.
Efeito Incrível Hulk
Encerrado o atendimento aos eleitores que queriam regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral ontem (4), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas identificou que o serviço mais procurado foi a emissão do primeiro título de eleitor, ou seja, os jovens de 16 a 18 anos demonstraram interesse em votar neste ano. Seria efeito dos chamados dos atores Mark Ruffalo (Incrível Hulk) e de Leonardo DiCaprio (Titanic)?
Décimo na conta hoje
Começa nesta quinta-feira (5) o pagamento da primeira parcela do 13º salário para 105.287 servidores estaduais em atividade, aposentados e pensionistas. Anunciada pelo governador Wilson Lima, a medida vai injetar R$ 290 milhões na economia, segundo dados da Secretaria de Fazenda. O aporte de recursos ocorre às vésperas do Dia das Mães, data considerada pelos varejistas como o “Natal” do primeiro semestre.
Trabalhadores da Jayoro protestam
Uma das empresas que pode ser afetada pelo Decreto que zerou a alíquota do IPI para os concentrados de refrigerantes é a Usina Jayoro, que produz açúcar em Presidente Figueiredo. Com seus empregos ameaçados, cerca de mil trabalhadores realizaram uma manifestação ontem, na margem da BR-174 contra os decretos presidenciais que prejudicam a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Nova narrativa
Por falar em açúcar, essa é a nova narrativa dos segmentos de especialistas que apoiam a redução do IPI para o setor de concentrados de refrigerantes. Para eles, não cabem “favorecimentos tributários” a uma indústria que emprega pouco (porque é automatizada) e que produz “bens nocivos à saúde” colaborando com o índice de doenças crônicas e atropelando o SUS. Para os especialistas, o refrigerante deve pagar impostos sem benefícios, assim como o álcool e os cigarros. Está aberto o debate, mas vale apontar que, aparentemente, esses especialistas desconhecem a cadeia geradora de empregos no interior do Amazonas e toda a interdependência do comércio e dos serviços com as indústrias da ZFM, sustentando a economia local.
Juros mais altos
Ainda não está ruim o suficiente? Pois ainda há margem para piorar: o Banco Central acaba de elevar a taxa Selic (juros bancários) de 11,75% para 12,75%, a mais alta desde fevereiro de 2017. Ao mesmo tempo, os bancos já apontaram que vão repassar para os clientes a alta da CSLL, determinada pelo governo Bolsonaro. O resultado é que com juros altos, as empresas não pegam financiamentos para novos projetos, deixam de investir e gerar empregos e, na ponta mais fraca, até a prestação da Bemol, das Casas Bahia e Magalu vão ficar mais caras.
Linhão de Tucuruí
O plenário do Senado aprovou ontem, por 60 votos a quatro, um Projeto de Lei que declara a passagem de linhas de transmissão de energia elétrica por terras indígenas como “de relevante interesse público da União”. A proposta foi apresentada pelo senador de Roraima, Chico Rodrigues (União). A ideia é destravar o projeto de instalação do Linhão de Tucuruí, que está emperrado por questionamentos do povo Waimiri Atroari, na divisa entre Roraima e Amazonas, que exige indenização financeira e compensação ambiental para autorizar o uso de suas terras.
Roraima e o gás de Silves
O texto aprovado no Senado segue para ser analisado na Câmara dos Deputados. Roraima é o único Estado brasileiro que não está conectado ao sistema nacional Até 2019, a energia elétrica do Estado vinha da hidrelétrica de Guri, na Venezuela. Porém, o país vizinho cortou o fornecimento em 2019. Neste ano, as termelétricas da capital, Rio Branco, passaram a ser abastecidas com gás natural extraído em Silves, no Amazonas, pela Eneva.
Mais uma promessa de Bolsonaro
O governador de Roraima, Antônio Denarium (PP) disse que o presidente Jair Bolsonaro se comprometeu a desembolsar R$ 90 milhões a título de indenização a comunidades indígenas afetadas pela obra do linhão de Tucuruí. Até saiu um decreto ontem falando em pagamento de indenização aos indígenas, mas não há indicação de valores. Se a promessa de Bolsonaro for igual à que ele fez à Zona Franca, Denarium pode colocar as barbas de molho.
Vacinação hoje
A Prefeitura de Manaus começa a aplicar nesta quinta-feira (5), a quarta dose de vacina contra a Covid-19, para o público de 50 anos a 69 anos e para os trabalhadores de saúde de qualquer idade. As vacinas estão disponíveis para o novo público nos mais de 50 pontos de atendimento mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), incluindo pontos estratégicos de grande fluxo e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com funcionamento das 9h às 16 h.
Samsung esclarece
A respeito de uma nota publicada nesta coluna Primeira Mão, na terça-feira passada (3), indicando que a Samsung estaria conversando com a direção da UEA a quem informou a possibilidade de retirar projetos do segmento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a assessoria da Samsung entrou em contato com o ÚNICO informando que “a Samsung esclarece que os projetos existentes entre a empresa e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) seguem normalmente”.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/
Facebook:
Facebook.com/portalunico.com
Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link
Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09
FALE COM A GENTE
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777