PRIMEIRA MÃO

Wilson Lima mexe no tabuleiro para ficar mais próximo a Bolsonaro

Plínio mantém cautela sobre possível candidatura ao governo

Juiz de Coari pede para sair sob polêmicas de parcialidade

TCE quer saber sobre funcionário contratado em Coari que mora em Manaus

Omar manda recado ao ministro Paulo Guedes

David diz em Brasília o que Manaus precisa

Funai demite militar que ameaçou atirar em indígenas isolados

Mauro Campbell assume a corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral

PL empurra decisão sobre filiação de Bolsonaro para a semana que vem

Feira de Livros do Sesc Amazonas começa na quinta-feira (11)

  • Por Claudio Barboza, Solange Elias e Editorias do ÚNICO

Mudanças no Governo Wilson Lima

O titular da Secretaria das Cidades e Territórios, Ricardo Francisco está se despedindo da função. O governador Wilson Lima está ajustando peças para os próximos lances. Ricardo Francisco é irmão do presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson, que está preso e se afastou dos Bolsonaro, o que teria sido fatal para Ricardo Francisco, já que Wilson Lima está muito alinhado ao presidente. O atual presidente da Suhab, João Coelho Braga, o Braguinha, é cotado para o lugar de Francisco.

Outro irmão de Jefferson deve sair

Outro irmão de Roberto Jefferson, Ronaldo Francisco, que tem cargo na Casa Civil do governo estadual, também deve deixar a função.

Plínio na disputa pelo governo

O senador Plínio Valério (PSDB), disse que não está fazendo um cavalo de batalha para ser candidato ao governo estadual nas eleições do próximo ano. Observa, no entanto, que esse cenário não é definitivo. “Tenho sido cobrado por eleitores sobre essa possibilidade”, afirma.

Juiz pede pra sair

O clima de guerra em Coari, pela disputa da prefeitura, fez sua primeira vítima: o juiz do pleito, Fábio Lopes Alfaia, pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) para deixar a coordenação da eleição e foi atendido. Em seu lugar, vai comandar o pleito a juíza Mônica Cristina Raposo da Câmara Chaves. Fábio Alfaia alegou que pediu para sair “a fim de cessar indevidas discussões sobre a tranquilidade na condução do pleito”.

Polêmicas

O fato é que Alfaia há muito tempo enfrenta denúncias de “amizade íntima” com a família Pinheiro e hoje responde a cinco ações de exceção de suspeição. Há representações contra ele no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e corregedoria do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Foi ele também quem deu sentença tornando o radialista Robson Tiradentes (PSC) inelegível, que posteriormente foi derrubada no TRE, sob críticas. Em outubro passado, Fábio Alfaia foi alvo de manifestação popular, com cartazes que diziam “Fora Alfaia”.

Coari não para nunca

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) aceitou investigar mais uma denúncia contra a prefeita de Coari, Maria Ducirene Menezes, a Dulce. Os fiscais estão buscando informações sobre a contratação, para a Secretaria de Educação do município, de um cidadão que nem mora na cidade e tem residência em Manaus. A denúncia foi feita pelo advogado e radialista Raione Cabral, que fiscaliza o Executivo local mais que a Câmara Municipal, toda aliada da prefeita.

Tiros nos índios

O Ministério da Justiça exonerou o coordenador regional da Funai no Vale do Javari, Henry Charlles Lima da Silva, tenente da reserva do Exército, depois que vazou um áudio em que ele incentiva os índios Marubo, do Amazonas, a “meter fogo nos isolados”. O militar disse que indígenas isolados estariam invadindo o território dos Marubo e eles poderiam se defender armados. O Vale do Javari, região localizada no extremo oeste do Amazonas, entre Atalaia do Norte, Guajará e na fronteira com Colômbia e Peru, é a região com mais tribos isoladas de todo o Brasil.

Campbell na Corregedoria

O ministro Mauro Campbell Marques, assumiu o cargo de corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite de ontem (9). O ministro tomou posse efetivamente no lugar de Luís Felipe Salomão, que terminou seu biênio na corte eleitoral.

David e a bancada

Em Brasília durante todo o dia de ontem, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) foi à posse de Campbell. Mas antes, se reuniu com a bancada do Amazonas no Congresso Nacional, a quem pediu emendas para viabilizar conjuntos habitacionais e investimentos em Saúde, Educação, Infraestrutura e Turismo. David está em combate aberto às invasões que acontecem em Manaus o tempo todo.

PL não se entende

A resistência contra a entrada do presidente Jair Bolsonaro no PL, está concentrada no Norte e Nordeste do país. Amazonas, Ceará, Piauí, Alagoas e Pará não estão aceitando essa filiação e já falam em pular fora do barco. O conflito interno só será decidido, porém, na próxima semana, em reunião com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Obsolescências

O senador Omar Aziz (PSD-AM) devolveu na mesma moeda a fala do ministro da Economia de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, que chamou a Zona Franca de “obsoleta”. Aziz disse na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que “o cérebro de Paulo Guedes é que é obsoleto”. Para Aziz, Guedes é “outro falastrão”, assim como o presidente Jair Bolsonaro.

Feira de Livros

O Sesc Amazonas realiza nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro a 36ª Feira de Livros e a 2ª etapa do Cuca Sesc Festival. Os dois eventos acontecem ao mesmo tempo, das 08h30 às 21h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, situado na Avenida Constantino Nery.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
portalunico

Twitter:
@portalunico

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Cláudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *