Grupamento de Combate a Incêndio vai atuar em 21 municípios
Governador diz que será “um trabalho contínuo”
O governador Wilson Lima apresentou, nesta quarta-feira (8), o plano de implantação do Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), que deve ser totalmente implantado até o primeiro semestre de 2024. Inicialmente, o grupamento atenderá 21 municípios que, atualmente, representam 92% dos registros de focos de calor no estado.
Os municípios
O plano contempla os municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Autazes, Careiro Castanho, Manaquiri, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Itapiranga, Humaitá, Boca do Acre, Lábrea, Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Tabatinga, Barcelos, Tefé, Maués e Tapauá.
Planejamento preventivo
Segundo Wilson Lima, o planejamento que integra as ações do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental já prepara o Amazonas para enfrentamento de ocorrências futuras, especialmente ligadas aos fenômenos climáticos que, de acordo com especialistas, devem se tornar cada vez mais comuns ao longo das próximas décadas.
Trabalho contínuo
“O mais importante é que será um trabalho contínuo, não somente para a estiagem. O município tem várias demandas atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Ficamos felizes de estar entre os contemplados no convênio”, agradeceu Patrícia Lopes, prefeita de Presidente Figueiredo, município que já possui uma unidade dos bombeiros e que receberá o reforço.