PRIMEIRA MÃO

Wilson Lima começa 2020 com mais uma trapalhada e é desmentido pelo TCE

Wilson Lima

O governador Wilson Lima (PSC) começou 2020 com mais uma de suas trapalhadas sendo expostas na mídia nacional. O reajuste de até 225% para servidores de alto escalão do Estado que o Governo tentou esconder foi destaque nos principais portais de notícias do País, na GloboNews, no Jornal da Globo e na Rede Record e o assunto mais comentados nas redes sociais.

✅ Nota do TCE

Para completar o dia, foi desmentido publicamente pelo presidente do TCE, Mário de Mello, que emitiu nota oficial negando que a corte de contas tenha autorizado o Governo a fazer contratações diretas, sem concurso público, de profissionais terceirizados da saúde. Mário de Mello negou que o Governo tenha feito consulta prévia formal ou informal e em tom de advertência anunciou que “a corte de contas está analisando os atos que culminarão nas anunciadas contratações e demais atos similares para adotar as medidas cabíveis”.

✅ Combate aos contratos temporários

Na nota, o presidente do TCE diz que, como fiscal dos recursos públicos e em consonância com a Constituição Federal, defende a contratação por meio de concurso público e que tem combatido em recentes julgamentos as contratações temporárias para a administração pública.

✅ Ministério Público reage

Posição semelhante havia sido anunciada pelo Ministério Público do Estado, mas o governador insistiu em divulgar que tinha a concordância dos órgãos de controle para realizar inicialmente 3 mil contratações temporárias por quatro anos e renováveis por mais quatro anos.

✅ Caminhos para Wilson

Ou o governo recua na decisão de contratar de forma direta os atuais trabalhadores terceirizados da saúde, ou corre o sério risco de ser condenado pelo TCE por improbidade administrativa e até mesmo perder o mandato.  Se 2019, já havia sido um ano ruim para Wilson Lima, os primeiros dias do novo ano estão sendo péssimos.

✅ Deputados comem abiu

Os deputados da base aliada comeram abiu e nenhum quis comentar os megas reajustes de até 225% concedidos a um grupo de pelo menos 150 assessores diretos do governador Wilson Lima. Mas foram esses mesmo deputados, com exceção de Wilker Barreto, Dermilson Chagas, Serafim Correa e Josué Neto, que aprovaram a lei delegada que permitiu o governo aumentar os salários sem consultar a Aleam.

✅ Ação no Ministério Público

Wilker Barreto e Dermilson Chagas entraram com representação junto ao Ministério Público do Estado para sustar o mega reajuste para elite de assessores de Wilson Lima.

✅ Bois na rua

Os movimentos Marujada, do Caprichoso, e Amigos do Garantido receberam ofício do Secretário de Cultura, Marcos Apolo, informando que os dois movimentos devem entregar as salas que ocupam há anos como escritórios, no prédio da Rio Mar. No ofício o secretário diz que para cumprir “princípio constitucional de economicidade” o aluguel dos dois espaços que está finalizando, não será prorrogado.

✅ Arthur reduz taxas municipais

O prefeito Arthur Neto (PSDB) sancionou três novas leis que integram “Pacote Tributário” que concede valor de 30 a 50% sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), entre outras concessões. 

✅ Uninorte abre possibilidades

Estão abertas as inscrições da UniNorte para a primeira edição do Projeto Capacita, que vai oferecer 136 cursos e oficinas gratuitas para a comunidade, entre os dias 15 e 31 de janeiro. Ao todo serão mais de 6 mil vagas ofertadas em atividades nas áreas de humanas, saúde, direito e exatas. Inscrições no site https://sicanet.uninorte.com.br/extensao/.

⚠ LINHA DIRETA

🚨 Em comemoração ao Dia Nacional da Fotografia (8), a Secretaria de Cultura convoca amantes desta arte para participarem da exposição “Olhar Fotográfico”, no dia 10 de janeiro, das 9h às 17h, no Largo de São Sebastião. Inscrições são gratuitas na Central de Exposição, Galeria do Largo), das 9h às 14h.

📰 Leia mais no Portal Único


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *