PRIMEIRA MÃO

Wilson Lima avança nas conversas ao pé de ouvido com lideranças do interior

Deputado denuncia Amazonas Energia por vender prédios públicos no interior

Serafim alerta que cidadão paga até 102% a mais para manter órgãos públicos

Manaus terá novo vereador a partir de hoje

General Augusto Heleno sofre pancadaria para desistir de ser vice de Bolsonaro

Filiação de Marcelo Ramos reúne representantes de vários partidos

Supremo Tribunal aprova a formação das federações partidárias

Volta das propagandas eleitorais em jornais impressos está na pauta de hoje do STF

Corregedoria de Justiça propõe modelo de cartório para interior do Amazonas

Polícia conclui investigações e manda dono do Supermercado Vitória de volta pra prisão

Professor André Zogahib se desliga do AmazonPrev para disputar reitoria da UEA

Rio Negro está parado há quase uma semana

Representantes de empresas pressionam governo para reduzir o IPI, o que pode prejudicar a ZFM

Eletros se preocupa com a proposta de redução do IPI

Por Cláudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único

Wilson Lima abre agenda política

O governador Wilson Lima acelerou as conversas políticas. Abriu a agenda para encontros com lideranças do interior, após definir a parceria entre ele e o prefeito de Manaus, David Almeida. Com essa ponte edificada, agora investe na construção de uma base aliada em municípios do estado. Nesse tom ele conversou com o ex-prefeito de Coari, Adail Filho, que deixou o local aparentemente bem satisfeito.

Amazonas Energia denunciada de novo

O deputado Sinésio Campos (PT), presidente da CPI da Energia fez mais uma denúncia contra a empresa Amazonas Energia, no plenário da Aleam, em seu discurso de quarta-feira. Segundo Sinésio, a concessionária está vendendo o prédio onde estava instalada em Lábrea, sendo que o imóvel pertence à prefeitura. O prefeito Gean Barros foi quem levou a informação ao parlamento e acrescentou que o fato se repete em outros municípios. A empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Isenção de taxa

A Assembleia Legislativa aprovou ontem a proibição de cobrança da taxa de religação da energia elétrica – válida também para o fornecimento de água. As concessionárias têm 24 horas para restabelecer o abastecimento – depois de quitado o débito.

Cidadão paga caro

Num trabalho didático e técnico, o deputado Serafim divulgou um levantamento sobre despesas de órgãos e poderes no Amazonas, de 2018 a 2021. Em algumas situações o aumento de gastos chegou a 102,17%. ( O ÚNICO disponibiliza no seu site todo o trabalho neste link https://portalunico.com/bancar-os-orgaos-publicos-do-amazonas-esta-cada-vez-mais-caro-para-o-contribuinte/).

Novo vereador

O advogado Gilmar Nascimento (DEM) vai assumir nesta quinta-feira (10) a vaga do engenheiro Sandro Maia (DEM), na Câmara Municipal de Manaus. Maia teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico.

Boicote a Heleno

Nem deu tempo de o general Augusto Heleno decidir se queria ser vice de Bolsonaro nas eleições deste ano, e já começou a ser minado pela ala militar ligada ao general Braga Netto, que quer a vaga. Alegam que Heleno já está velho para a disputa. Augusto Heleno é cidadão do Amazonas, título concedido pela Assembleia Legislativa, e dirigiu o Comando Militar da Amazônia em 2007/08.

Prestigiado

A cerimônia de filiação do deputado federal Marcelo Ramos reuniu parlamentares de todas as bandeiras, na Câmara Federal, ontem. Além de elogiado por Gilberto Kassab, Omar Aziz e Sidney Leite, todos do PSD, Ramos foi prestigiado também por deputados do PSL, PSDB e PP e até pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que fez questão de ir à cerimônia.

Federações recebem “ok”

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 10 votos a 1, validar a criação das federações partidárias e também definiu que os partidos têm o prazo até 31 de maio para registrar suas federações junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PTB moveu uma ação contra a formação das federações, mas foi voto vencido.

Propaganda eleitoral sob análise

Na pauta do Supremo Tribunal Federal desta quinta-feira (9) está o fim dos limites à propaganda eleitoral paga em jornais impressos e na internet. Hoje há restrições à quantidade e ao tamanho de anúncios na imprensa escrita, enquanto na internet só se permite a publicidade eleitoral paga, durante as eleições, por meio de impulsionamento de conteúdo. Os ministros vão decidir se essas regras continuarão valendo ou não para as eleições de 2022.

Cartórios no interior

A Corregedora-Geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, disse que o trabalho desenvolvido pelo cartório instalado no município de Barcelos, no atendimento de comunidades indígenas e ribeirinhas, é uma experiência que deve ser seguida em outros municípios. Além da emissão de segundas vias de certidão de nascimento, consta da ação, atendimento psicológico e odontológico.

De volta à prisão

O dono do Supermercado Vitória, Joabson Agostinho Gomes e a esposa Jordana Freire estão presos novamente. A polícia concluiu a fase de investigação, que aponta o empresário como mandante do crime contra o sargento do Exército Lucas Ramon Guimarães, com quem a mulher do empresário mantinha um caso. Segundo a polícia, o marido descobriu a traição e decidiu pela execução. Por ter filhos menores, Jordana teve direito à prisão domiciliar. Joabson, que é de Rondônia e está há 21 anos em Manaus, aguardará o desdobramento legal na cadeira pública.

Disputa na UEA

Aberto o edital para a eleição do futuro reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o diretor da AmazonPrev, que também é professor da instituição, André Zogahib, anunciou seu desligamento do órgão para concorrer ao cargo. A eleição na UEA tem lances de disputa eleitoral partidária, com denúncias, desafetos, xingamentos e altas temperaturas.

Rio Negro fica estável

A cota do rio Negro tem se mantido estável nos últimos seis dias, sem subir nem descer muito. Desde o dia 4, o Porto de Manaus registra o nível em 23,92m. Na terça-feira (8), houve uma redução de mais dois centímetros e hoje desceu mais 2cm, registrando 23,88m.

Pressão contra o IPI

A entidade empresarial “Coalizão Indústria”, que reúne mais de 10 setores econômicos, está pressionando o ministro da Economia, Paulo Guedes, para que ele realize um corte de 50% no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Essa pauta será o principal assunto da
reunião periódica do grupo com o ministro que acontecerá amanhã (11).
O principal argumento para defender a redução no tributo, que excluiria apenas cigarros e bebidas, é o de que a medida ajudaria a aliviar a inflação.

Eletros se preocupa

A Eletros, que representa a indústria eletroeletrônica, diz que não é contra a medida, mas manifesta preocupação com as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus, onde há fábricas do setor. A matemática é bem simples: com a redução do IPI, ficará mais barato importar produto pronto do que produzir no país.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
portalunico

Twitter:
@portalunico

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Cláudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *