
David Almeida projeta eleição de dois deputados federais pelo Avante
Moradores das zonas Norte e Leste abrem guerra contra Amazonas Energia
Fila dos Transplantes aguarda ação da Secretaria de Saúde
Portaria oficial cancela férias do reitor da Ufam
Manaus faz grande mobilização de vacinação contra Covid-19 nesta semana
Ministério da Saúde recebe hoje mais 1,8 milhão de doses de vacina infantil
Índices da Fundação de Saúde apontam mais de mil novo casos no domingo
Beto Simonetti será aclamado presidente nacional da OAB nesta segunda-feira
Jean Cleuter cria a comissão anti-corrupção eleitoral na OAB do Amazonas
Governador entrega novos equipamentos para as polícias do Estado
Piratas fazem ação ousada assaltando balsa em Parintins
Roberto Cidade prepara volta da Assembleia Legislativa amanhã
Por Cláudio Barboza e Solange Elias, com as editoras do Único
Conversas do governador
O governador Wilson Lima (PSC) tem aproveitado os últimos dias para ampliar as conversas políticas, na busca de ampliar o seu arco de alianças para a reeleição. Ele tem dedicado uma boa parte da sua agenda a esses encontros e, pessoalmente, recebe lideranças de vários segmentos, tanto da capital quanto do interior. A avaliação de quem acompanha de perto os movimentos do governador, é de que Wilson terá ao seu lado alguns campeões de votos, aumentando muito as suas possibilidades de reeleição.
David fortalece o Avante
Também em mobilização eleitoral, o prefeito de Manaus participou do evento nacional de lançamento da candidatura do deputado federal de Minas Gerais, Andre Janone, à Presidência da República, no sábado, em Recife, quando revelou a meta do partido no Amazonas. Primeiro prefeito de capital eleito na história do Avante, David antecipou: “estamos nos esforçando para que o partido seja o mais votado para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa” e, segundo ele, a meta é eleger de quatro a cinco deputados estaduais e “ao menos” dois deputados federais.
Moradores peitam a Amazonas Energia
Moradores de bairros da Zona Leste e da Zona Norte de Manaus, se mobilizaram no domingo (30) e impediram que a Amazonas Energia realizasse serviços em bairros desses locais. Nos últimos dias a relação entre a empresa e usuários azedou de vez. Há um movimento crescente contra as ações da empresa, que desde o ano passado deu início a troca de equipamentos, entre os quais, novos medidores de consumo e a cobrança de contas de anos atrás, com valores extremamente elevados. A disputa entre as duas partes está na Justiça.
Fila dos transplantes
Pessoas que necessitam de transplante no Amazonas, disseram ao ÚNICO que a fila de teste para consanguinidade, está parada há um ano, sem que a Secretaria de Saúde do Estado anuncie uma retomada dos serviços. Entre os mais necessitados estão os que precisam de transplante de rins.
Reitor da Ufam fica sem férias
O reitor da Ufam, Sylvio Puga, teve as férias interrompidas por meio de portaria e volta ao trabalho nesta segunda-feira (31). Durante a semana, estudantes, professores e funcionários da instituição, divulgaram nota oficial em protesto contra decisões da vice-reitora Tereza Fraxe, que estava no comando da universidade.
Vacina pra todo lado
A Prefeitura de Manaus amplia hoje o número de postos de vacinação contra a Covid-19 oferecendo 56 pontos em toda a cidade, inicia uma nova estratégia de levar a vacina para as escolas municipais e ainda inaugura a imunização de crianças a partir de 11 anos, sem comorbidades.
Quatro escolas
Quatro escolas da rede municipal serão abertas hoje para vacinação: o
Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, no Lago Azul, zona Norte; o Cime Senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste; o Cime Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Domingos Sávio, no bairro Alvorada, zona Oeste.
Nesses locais poderão se vacinar estudantes de 5 a 11 anos, com comorbidades, e de 6 a 11 anos, sem doenças preexistentes, matriculadas ou não.
Mais vacinas chegando
O Ministério da Saúde recebe nesta segunda-feira (31) um novo lote com 1,8 milhão de doses de vacinas pediátricas da Pfizer/BioNTech contra a covid-19. A entrega estava prevista para o dia 3 de fevereiro, mas foi antecipada.
Boletim de domingo
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulgou no domingo (30) que em 24 horas o sistema registrou 1.948 novos casos de Covid-19. No sábado, o registro foi de 4.869 diagnósticos positivos para a doença.
Aclamação na OAB
O secretário-geral da OAB Nacional, o advogado amazonense Beto Simonetti, será aclamado nesta segunda-feira (31) o novo presidente da OAB nacional, em chapa única. Os 81 conselheiros eleitos nas seccionais (três de cada) vão ratificar o nome do advogado, em torno do qual reina o consenso.
Beto toma posse amanhã (1), junto com os membros da nova diretoria e dos conselheiros federais da entidade, eleitos para o triênio 2022/2025.
Combate à corrupção
Na OAB do Amazonas, o presidente Jean Cleuter Mendonça, assinou portaria criando a Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção na entidade, indicando o advogado Jorge Carlos Pires Santiago para presidente e a advogada Elcilene Silva da Rocha, para vice. A OAB quer acompanhar com lupa as eleições deste ano no Amazonas.
Novos equipamentos de segurança
O governador Wilson Lima entrega, nesta segunda-feira (31), 65 viaturas, 30 motos e armamentos para as polícias civil e militar do Estado, na capital e no interior. As viaturas serão distribuídas entre as zonas oeste, centro-sul e sul da capital e também para municípios do interior do estado.
Piratas ousados
Não tem limites a ousadia dos piratas de rio no Amazonas. No final de semana os sites de notícias de Parintins divulgaram um assalto a uma balsa que transportava combustível para o interior, em que os piratas levaram 12 horas para esvaziar os tanques e fugir com a carga, dinheiro e objetos pessoais da tripulação. Agiram com violência e ameaça e, mais surreal de tudo, é que há suspeita de que um vereador da cidade de Juruti, no Pará, esteja envolvido.
Legislativo estadual reabre amanhã
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV), reabre na terça-feira (1) os trabalhos do Poder Legislativo. De antemão, ele já hasteou a bandeira da retomada econômica do Estado, como prioridade para este ano. “Agora é hora de dar suporte à capital e aos municípios do interior na retomada do crescimento econômico, que foi tão prejudicado em dois anos de pandemia”, disse ele.
SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/
Facebook:
Facebook.com/portalunico.com
Instagram:
portalunico
Twitter:
@portalunico
FALE COM A GENTE
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515
CEO: Cláudio Barboza
(92) 99116-1777