Wilson Lima acompanha vacinação contra Covid-19 dos profissionais da educação no interior do Estado

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta segunda-feira (17/05), o início da vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação da Região Metropolitana de Manaus

As aulas presenciais e virtuais recomeçam na próxima quarta-feira (19)

O governo vai aplicar 9,8 mil doses nos professores e servidores da Região Metropolitana de Manaus

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta segunda-feira (17/05), o início da vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação da Região Metropolitana de Manaus, na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva, no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital). Nota Técnica Conjunta da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), publicada sexta-feira (14), destina quase 10 mil doses de imunizantes para a fase inicial da vacinação desse público.

O Comitê Estadual de Enfrentamento da Covid-19 decidiu, na última sexta-feira, começar a imunização dos profissionais da educação, em consonância com a decisão da juíza da 1ª Vara da Federal do Amazonas, Jaiza Fraxe, que determinou que a União encaminhasse 40 mil doses extras de vacinas para esse público.

“Isso não vai impactar a vacinação de outros grupos, mas assim que chegar o lote do Governo Federal, nós vamos fazer um mutirão para vacinar o mais rápido possível todos esses profissionais da área de educação”, ressaltou Wilson Lima.

O governo vai disponibilizar 9,8 mil doses para aplicar a primeira e segunda doses do grupo prioritário 18 do PNI. Esse grupo corresponde aos trabalhadores de creches, pré-escolas, Ensino Fundamental, Ensino Médio, profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Inicialmente, as vacinas vão atender os municípios de Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. “Nossa expectativa é que, até o fim deste mês, 20 municípios já estejam com todos os seus profissionais imunizados”, disse o governador.

Outros dois municípios da Região Metropolitana de Manaus – Careiro da Várzea e Silves – já vacinaram o grupo prioritário 18, de acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Educação e Desporto. Nessas duas cidades, o planejamento local de imunização está avançado, e isso possibilitou a imunização dos profissionais da educação.

Para a volta às aulas, as turmas serão divididas em dois grupos (A e B) e frequentarão a escola em dias alternados, como aconteceu no ano passado. Quando um grupo estiver na unidade, o outro deverá estar em casa, acompanhando as transmissões do “Aula em Casa” ou com as atividades remotas designadas pelas escolas. Os grupos serão definidos pela própria equipe escolar da unidade, que deverá informar os pais e/ou responsáveis.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *